Digite sua busca e aperte enter


Imagem: GEART

Compartilhar:

Crianças da Bahia exibem com orgulho o seu turbante

Criado em 06/11/15 15h45 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Produção Web Fonte:TVE – BA

No município Lauro de Freitas (BA) o Ponto de Cultura Bankoma oferece oficinas para ensinar dança afro, percussão e tecelagem aos habitantes da região.

Lá as jovens Kailanda e Juliane aprendem sobre culturas de matriz africana e o significado de alguns símbolos do candomblé, como por exemplo o turbante.

“Dentro da religião, nós utilizamos o turbante para proteger o nosso equilíbrio, que é a nossa cabeça, é onde está concentrada a energia dos nossos orixás. Não é só uma questão estética, a partir do turbante a gente expõe uma ideia que a gente defende, uma posição que a gente adota para defender a nossa cultura”, ensina a professora.

Juliane conta que seus colegas da escola costumam elogiar o turbante que ela veste. Já para Kailanda, o uso do turbante é fundamental para valorizar os seus cabelos. Apesar de diversas pessoas recomendarem que a jovem alise o cabelo, ela prefere ele crespo e com o turbante para ficar ainda mais lindo.

Assista ao vídeo produzido pela TVE Bahia e valorize também as origens africanas da cultura brasileira.

Brincando no Baobá - Grupo Bankoma

Aprenda mais sobre a cultura afrobrasileira com o especial Brincando no Baobá. No dia 20 de novembro, às 16h, na TV Brasil e pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, a partir das 11h.

Ainda acompanhe outros conteúdos exclusivos para web no portal da EBC: www.ebc.com.br/brincandonobaoba

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade