one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

"O Jongo coloca a criançada no colo", confira entrevista com Lazir Synval

Criado em 18/11/15 12h18 e atualizado em 18/11/15 13h09
Por Produção Web

Até pouco tempo, as crianças não podiam dançar o jongo. Isto mudou quando Vovó Maria Joana (1902 - 1986) – que fundou o Jongo da Serrinha e a escola de samba Império Serrano - colocou as crianças para participar na comunidade da Serrinha. A entrada dos pequenos na dança ajudou a popularizá-la e também fez parte da sua transformação em patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Hoje, a criançada na Serrinha não falta a um encontro do grupo e Lazir Synval, diretora artística do Jongo da Serrinha e também sobrinha-neta da Vovó Maria Joana (link para matéria), ressalta a importância do papel das crianças pra manter viva a tradição do Jongo.

Lazir também se inciou aos 6 anos no grupo. “O jongo é uma manifestação cultural acolhedora e colocou a criançada toda no colo”, afirma A diretora artística também fala sobre a tradição do Jongo nos dias de hoje e a importância do Jongo da Serrinha para a cultura afro-brasileira.

Tambores

Lazir ressalta a influência do jongo na criação de outros estilos musicais como o samba, principalmente ao partido-alto.

Para ela, o tambor é de suma importância dentro das tradições africanas por que ele é considerado um orixá. “Ele que comanda. Em primeiro lugar você pede licença ao tambor”, explica.

Ela ainda nos conta um pouco sobre a história de sua família no Jongo e diz que a canção “Pisei na Pedra” é a preferidas da criançada jogueira da Serrinha: “Pisei na pedra/ A pedra balanceou/ Levanta meu povo/ Cativeiro se acabou”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Saiba mais sobre a cultura africana com o programa especial que a EBC preparou em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O Brincando no Baobá será exibido no dia 20 de novembro às 16h pela TV Brasil e veiculado pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro às 11h.

Acompanhe também os conteúdos exclusivos para web no portal da EBC: www.ebc.com.br/brincandonoaboba

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário