one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Veja as dicas para conquistar os alunos

Imagem:

Compartilhar:

Atenção, estudante: fique ligado nas dicas para ser um melhor aluno

Criado em 07/03/16 11h11 e atualizado em 07/03/16 11h59
Por Plenarinho

Que tal traçar direitinho os planos para passar o ano com boas notas, sem estresse nem recuperação? 

1) Você tem uma profissão

Sua profissão é ser estudante! E isso quer dizer que você pode se considerar um profissional dos estudos. É hora de começar a prestar mais atenção nas aulas, gostar das matérias e principalmente aprender.

2) Planeje seus estudos

A prova é mês que vem? Então, programe-se. O seu maior aliado na hora dos estudos é o tempo. Quanto mais cedo você se dedicar para estudar a matéria da prova, melhor. A mesma dica vale para os trabalhos. Quando deixamos tudo para a última hora, as chances de ler e aprender a matéria inteira, ou de fazer um bom trabalho são bem menores. Se você é uma pessoa desorganizada, peça ajuda aos seus pais ou irmãos mais velhos! Eles podem te mostrar como organizar o tempo para fazer todas as tarefas, estudar, e ainda brincar.

3) Tire as dúvidas

Não leve dúvidas para casa. Se, durante a aula, você começou a não entender direito a matéria que está sendo ensinada, pergunte! A melhor maneira de superar as dificuldades com qualquer conteúdo é perguntando aos professores. E não tenha vergonha: quem estuda sempre tem dúvidas!

4) Preste atenção nas aulas

Muitas vezes, é mais fácil entender o conteúdo quando o professor explica do que quando estudamos pelo livro. Por isso, fique atento! Não deixe de fazer anotações. Essa é uma maneira de fixar o que foi aprendido.

5) Seja curioso

Leia, leia, leia. Faça o possível para se informar sobre todo o tipo de assunto. Em vez de ficar jogando videogame a tarde inteira ou assistindo a bobagens na TV, entre em um site de notícias e curiosidades como o Plenarinho. Você também pode ir a uma biblioteca buscar bons livros. Pesquise, questione e sempre tire um momento do seu dia para aprender algo novo.  

6) Peça ajuda dentro de casa

Comente com sua família o que você está aprendendo. Não é preciso falar apenas de notas, dificuldades e problemas. Divida com os seus pais, irmãos e avós os temas vistos em aula, suas experiências escolares, vitórias, expectativas e objetivos. Uma conversa com os seus familiares pode até ajudar você a entender melhor os assuntos estudados na escola.

Dica para os pais

Quando a gente faz o que gosta, parece que tudo é mais prazeroso. Por isso, os pais também devem ajudar os filhos a gostarem do que fazem. E a melhor forma é que o pai ou mãe esteja presente e ajude o filho a ser disciplinado, dedicado e atencioso. Além disso, é dever da família estar junto do aluno também nos possíveis momentos de nota baixa e recuperação; afinal de contas, essa é uma fase normal no aprendizado, que deve ser superada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário