one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Arquivo Pessoal/Facebook

Compartilhar:

Orgulho negro na web: 5 crianças e adolescentes que você precisa conhecer

Criado em 06/05/16 12h06 e atualizado em 06/05/16 13h53
Por Ana Elisa Santana Fonte:Porta EBC

O período da infância e adolescência é primordial para a formação da identidade de crianças e jovens. E entre os negros, cada vez mais cedo eles têm se reconhecido diante da sociedade. A pequena Elis Catanhede, de 4 anos, demonstrou muita personalidade ao pedir para a mãe gravar um vídeo em que ela fala às pessoas que o cabelo dela não é peruca, e que ela tem orgulho de sua origem. "Eu sei que não é peruca, é meu cabelo (...) Eu não tenho cabelo liso, eu já nasci assim, e eu sou 'pleta'", diz. 

A mãe de Elis, Renata Morais, publicou o vídeo no Facebook, e a declaração da pequena viralizou: mais de 40 mil pessoas já compartilharam. Renata afirma que ela e o marido sempre conversam com a filha sobre a representatividade negra. Para ela, que quando criança não teve estímulo para se reconhecer negra, esse diálogo é importante para complementar a formação de Elis. "Sempre soube que eu era negra, mas nunca me senti negra. A busca pelo embranquecimento sempre fez parte da minha infância e adolescência.(...) Entendemos que ela precisa saber que tem referências. O empoderamento é pessoal, ele vem com o tempo", afirma.

Assim como Elis, que tem feito sucesso com sus fotos e vídeos de dança na internet, outros jovens negros também têm dado o seu recado. Conheça:

1. Carolina Monteiro

Youtube com apenas 9 anos, a mineira Carolina Monteiro ostenta um lindo black power e grava vídeos em que recomenda livros, conta histórias do seu dia a dia e até mostra formas de amarrar faixas e fazer turbantes para valorizar seu visual. 

2. MC Soffia

Rapper desde os 6 anos de idade, Soffia, 11 anos, mostra muita maturidade e orgulho de suas origens. Ela canta letras de empoderamento, especialmente direcionadas a meninas negras como ela. Recentemente, lançou o clipe de sua música mais conhecida: Menina pretinha. A música diz: "Menina pretinha, exótica não é linda/ você não é bonitinha/ você é uma rainha".

3. Pedro Henrique Côrtes

Em seu canal do Youtube, Pedro Henrique falava sobre assuntos do cotidiano, até resolver fazer a série "Meus heróis negros brasileiros", sobre grandes homens e mulheres negros. ele começou por Zumbi dos Palmares e já contou a história de nomes como Machado de Assis, João Cândido, Carolina Maria de Jesus e Elza Soares.

4. Ana Lídia Lopes

Após descobrir a beleza de seus cabelos crespos, a adolescente Ana Lídia Lopes, de 17 anos, passou a usar o seu canal no Youtube para falar de autoestima, comportamento e dicas de beleza para valorizar seus traços negros. Ela também é criadora do blog Apenas Ana, onde desde 2012 mostra a sua vida em Unaí, Minas Gerais, para todo o mundo.

5. Elis Catanhede

Além de ter gravado com a mãe o vídeo que fez sucesso na internet, a pequena de 4 anos abusa do charme em fotos e vídeos no seu Facebook. 

Elis Catanhede desfila usando roupa inspirada em Beyoncé
Elis Catanhede desfila usando roupa inspirada em Beyoncé. foto: Reprodução/Facebook


Documentário

Carolina Monteiro e MC Soffia serão personagens do documentário "Parece Comigo", de Kelly Cristina Spinelli. O filme mostrará o trabalho de artesãs que produzem bonecas negras em São Paulo para, assim, abordar a importância da confecção e venda de brinquedos, em especial bonecos e bonecas, em que crianças negras se vejam representadas. Assista ao trailer:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário