one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Pixabay / CC

Compartilhar:

Férias: cinco brincadeiras e experiências científicas pra fazer em casa

Criado em 15/07/16 11h20 e atualizado em 15/07/16 11h29
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

Tem família de cabelo em pé sem saber o que inventar para entreter as crianças no período de férias. Acha que já acabaram todas as suas opções de brincadeiras? Por sorte, a internet disponibiliza muitas experiências científicas divertidas e interessantes. Aqui, listamos algumas testadas e aprovadas pela nossa redação:

Fluido não-newtoniano

Brincadeira que faz meleca, mas que diverte crianças de todas as idades. Só é preciso misturar amido de milho, água e corante (opcional). Recomenda-se manter a propoção de 2 copos de água para 1 de amido. A fórmula escorre pela mão quando aberta mas fica bem dura quando pressionada. 

Cores que dançam

Coloque um pouco de leite em um prato aberto e pingue corante alimentício de diferentes cores em variados pontos. Depois, com um palito de dentes, misture uma gotinha do detergente. O resultado é fantástico.

Carta secreta

Faça a tinta secreta misturando três colheres de amido de milho em três copos de água. Aqueça até formar uma calda transparente. Escreva a carta secreta usando um cotonete em um papel marrom (pode ser um saco de pão, uma sacola de papel, um papelão ou papel pardo) e deixe secar. O bilhete vai ficar completamente invisível. Para revelar o segredo, misture 20 gotas de tintura de iodo (é facilmente encontrado em farmácias) em meio copo de água e espalhe sobre o papel. 

Experiência química com um repolho

Coloque uma folha de repolho roxo e um litro e meio de água no liquidificador. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador. O suco fica bem roxo. Coe e divida em copos transparentes para fazer as experiências. Em um, acrescente limão. No outro, sabão em pó. E, no último, vinagre. Veja o que acontece! Saiba mais aqui

Pote da Calma

Coloque água morna em um pote de vidro que tenha tampa, mas não encha completamente (deixe espaço para agitar o conteúdo). Acrescente três colheres de cola colorida com glitter e misture até que ela se dilua. Acrescente, aos poucos, gotinhas de corante da cor que desejar e purpurina até ficar brilhante e colorido o suficiente. Mais dicas aqui. Vai ficar mais ou menos assim:

pote_da_calma.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - pote_da_calma.jpg

Adriana Franzin - Portal EBC

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário