one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bilhetes/ lembretes

Imagem: Pixabay/ geralt

Compartilhar:

Exercite sua memória brincando!

Criado em 03/08/16 09h27 e atualizado em 03/08/16 09h38
Por Primeira Infância Melhor (PIM)

Não é só nas provas da escola que a gente usa a nossa memória. No dia a dia precisamos recorrer a ela em diversas ocasiões. Para treinar ou testar se você tem uma boa memória, a Coleção Fazendo Arte traz sugestões de brincadeiras onde a prinicipal exigência é memorizar. Confira:  

Esconde-esconde

Reunir as crianças e sortear uma para sair do ambiente e se esconder. Em seguida, sortear outra criança para sair e se esconder em lugar diferente da primeira. A primeira criança a sair deve retornar à sala e tentar adivinhar quem está faltando. Caso erre duas vezes, o grupo escolhe uma “prenda” para ela.

Lista sem fim

Organizar as crianças sentadas em círculo. Sortear uma para falar: “Fui ao mercado e comprei “…” (dizendo o nome de um produto). O colega à direita repete a frase e acrescenta mais um produto. A frase continua aumentando até que alguém erre a ordem ou esqueça alguma palavra. Quem errar sai da roda e a brincadeira recomeça.

Mistura maluca

Material: Jornais, revistas, tesoura, cola e papelão.

Desenvolvimento: Fazer um cartaz com figuras de dez objetos diferentes. Orientar as crianças a observarem o cartaz por 10 segundos, procurando memorizar o nome dos objetos apresentados. O objetivo é acertar o maior número de objetos.

Falta um

Material: Seis objetos pequenos, conhecidos pelas crianças, uma caixa e um pano.

Desenvolvimento: Colocar, na caixa, os objetos e cobri-la com o pano. Orientar as crianças a explorar os objetos colocando a mão na caixa. Sortear uma para retirar um dos objetos sem que ninguém veja qual foi. Depois, cada criança deve colocar a mão dentro da caixa por 20 segundos, procurando descobrir qual objeto está faltando.

Quem acertar é o próximo a tirar algo da caixa. Na medida em que as crianças apresentarem maior facilidade para realizar a atividade, o facilitador pode incluir ou substituir os objetos.

Retrato Falado

Material: Jornais, revistas e tesoura.

Desenvolvimento: Recortar fotos de várias pessoas e embaralhá-las. Sortear uma criança para mostrar uma imagem ao grupo durante 30 segundos. Orientar as crianças a procurar memorizar as características da pessoa apresentada na imagem (comprimento e cor do cabelo, cor dos olhos, tipo das roupas, etc). Quem acertar mais características mostra a próxima foto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário