one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A história do Rock Brasil nos anos 80

Imagem:

Compartilhar:

A história do Rock Brasil nos anos 80

Criado em 15/08/12 11h20 e atualizado em 15/08/12 17h56
Por Musicograma Fonte:TV Brasil

No final dos anos 70, o vigor que e a soul music trouxera ao mercado havia perdido força para a música disco. O que era pensamento e atitude transformara-se em pura dança. Mais uma vez, produtores e gravadoras saíram em busca de alternativas importando alguns modelos de fora, mas sem necessidade. Mal sabiam que a música da próxima década estava sendo criada nas garagens do país recém-entrado na abertura política. Para entender política e musicalmente este período, o Musicograma inicia com os Engenheiros do Hawaii a série Rock Brasil.

O movimento BRock, expressão criada pelo jornalista e crítico Arthur Dapieve, reuniu nos anos 80, uma legião de intelectuais, muitos mais pensadores que músicos, mas que viam o palco como o espaço urgente e natural para reunir multidões e expor ideias. A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii é filha legítima daqueles anos em que amigos se reuniam para criar bandas com nomes estranhos e compor baladas com três acordes. Eram apelidos atrás dos quais se escondiam para não revelar a verdadeira identidade ou pretensão de viver de música. Gang 90 e as Absurdetes, Ultraje a Rigor, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, RPM, Titãs do Iê-Iê são alguns grupos da época.

O público, claro, adorava rir e dançar com as brincadeiras do João Penca; pensar e discutir, com as letras do Paralamas e do Legião; ou viver entre o sim e o não, como sugere os Engenheiros do Hawaii na canção "Infinita Highway". As gravadoras, por sua vez, absorviam quem passasse pelo teste do rádio, no caso, a Fluminense FM, "A maldita". Ela era a avalista do BRock com um público enorme e cativo que comprava discos, participava de promoções e garantia o sucesso dos shows.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário