one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saci Pererê

Imagem:

Compartilhar:

Halloween ou Dia do Saci?

Criado em 30/10/13 10h47 e atualizado em 30/10/13 11h06
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Saci Pererê
Saci Pererê (ars351/ Creative Commons)

Ele é negro, tem uma perna só, usa gorro vermelho e fuma cachimbo. Esta é a representação do Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro. O menino que adora fazer travessuras tem a missão de cuidar da natureza, onde mora.

Para celebrar o personagem e valorizar a cultura popular brasileira, foi criado o Dia do Saci. Comemorada em 31 de outubro, a data foi escolhida em contraposição ao Dia das Bruxas. “Estava havendo uma invasão cultural representada pelo halloween que não tem nada a ver com a cultura brasileira”, aponta Mouzar Benedito, da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), que está diretamente ligada à escolha da data da celebração, em 2003.

Veja mais:

Dia do Saci é celebrado em contraposição ao Dia das Bruxas

Conheça a lenda do Saci

A ideia do Dia do Saci é combater o estrangeirismo e incentivar as crianças a celebrarem seu folclore em vez do folclore americano. “Já que é uma data de festa, a festa sempre induz você a cultivar um pouco mais do motivo da festa.   No caso, o saci e seus amigos. Os amigos do saci são todos os mitos brasileiros”, defende Mouzar.

Diversos municípios já oficializaram a data. Entre eles, São Luiz do Paraitinga (São Paulo - onde há uma forte tradição de observadores de saci), Vitória (Espírito Santo), Uberaba (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário