one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O supercomputador Tupã, que fica em Cachoeira Paulista, possui 30 mil processadores que ajudam a fazer a previsão do tempo com bastante antecedência

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe qual a diferença entre clima e tempo?

Criado em 29/10/13 11h37 e atualizado em 29/10/13 11h44
Por Plenarinho

Ciclone na China
O serviço de meteorologia pode salvar vidas ao prever nevascas e tornados (NASA Goddard Photo and Video / Creative Commons)

Você sabe qual a diferença entre clima e tempo?

Clima refere-se a um conjunto de condições que dominam uma região durante um período maior, e as previsões do tempo trazem informações precisas sobre o comportamento da natureza em um período bem específico, geralmente uma semana, no máximo.

Como as previsões influenciam no nosso dia a dia?

As condições do tempo influenciam as várias atividades que fazem parte do cotidiano: nossas viagens (terrestres, aéreas e marítimas), aulas ou festas ao ar livre, e também o plantio e a colheita de alimentos, entre outras coisas. Só que, nesses momentos, a gente nem lembra que existem técnicos altamente especializados, observadores e cientistas que, apoiados pela moderna tecnologia, trabalham para pesquisar e prever as condições do tempo que vamos enfrentar, não é mesmo? Legal é que o serviço dos meteorologistas muitas vezes salva vidas, no caso da previsão de tempestades, nevascas e tornados, por exemplo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário