one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Avião de madeira

Imagem:

Compartilhar:

Invenções brasileiras são reconhecidas no mundo todo

Criado em 21/01/14 10h30 e atualizado em 21/01/14 11h04
Por Plenarinho

Avião de madeira
Primeiro voo de Santos Dumont foi em 1906 (cliff1066™/ Creative Commons)

Muitos brasileiros já tiveram ideias que mudaram a história do mundo. Foram invenções que saíram de cabeças de pessoas bem inteligentes e estudiosas. Afinal, para criar algo importante é preciso ter dedicação e pesquisar nos lugares certos. Então, quer saber o que aconteceu? Divirta-se com a história das invenções de brasileiros:

Vôos da imaginação

Balão - Bartolomeu de Gusmão era um padre brasileiro. Ele descobriu que o ar, quando aquecido, fica mais leve que o ar da atmosfera. Com isso, inventou o balão de ar quente, mas a criação não foi bem-sucedida. Quando foi mostrar sua descoberta em público, o balão pegou fogo e assustou a todos. Assim, o "padre voador", como era chamado na época, foi esquecido. Se não fosse por isso, a história de Bartolomeu de Gusmão poderia ter sido bem diferente.

Avião - Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, em Minas Gerais. Ele simplesmente inventou o avião. Imagine só: inventar o avião! Hoje isso é simples para nós, que estamos acostumados a voar. Mas, na época de Santos Dumont, parecia coisa de louco pensar em algo assim. A primeira conquista foi quando o aeroplano 14-Bis, construído por ele, sobrevoou o céu de Paris (a capital da França) em 1906. Depois, a tecnologia foi sendo desenvolvida aos poucos por Santos Dumont e por outras pessoas -inclusive pelos irmãos Wilbur e Orville Wright, dos Estados Unidos, que no país deles são considerados os inventores do avião. Mas o mérito é mesmo do nosso brasileiríssimo Santos Dumont!

Relógio de pulso - Às vezes, uma descoberta leva a outra. E foi assim que Santos Dumont também inventou o relógio de pulso. Só existia o relógio de bolso, mas Dumont não conseguia mexer no bolso para consultar as horas enquanto manobrava as pesadas manivelas do 14-Bis. Então, ele pensou numa forma de ver as horas sem tirar o braço da posição que usava para comandar o aeroplano. Assim, nasceu o relógio de pulso, hoje usado no mundo inteiro.

Urna eletrônica - No Brasil, o voto é secreto e muito bem protegido. Você sabe por quê? Por causa da urna eletrônica. Antes, os eleitores faziam as suas escolhas em cédulas de papel, e assim era mais fácil acontecer alguma fraude. 

A urna eletrônica também ajudou muito na hora da contagem dos votos, que ficou mais rápida e segura. Quem idealizou o voto eletrônico foi o desembargador Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em 1989, ele organizou a votação na cidade de Brusque (SC) com a ajuda de um computador, e depois disso a Justiça Eleitoral fez pesquisas para tornar o processo eleitoral mais ágil, seguro e descomplicado.

Assim, o Brasil foi o primeiro país a ter uma eleição totalmente informatizada (em 1995). Essa tecnologia despertou interesse mundo afora, principalmente nos Estados Unidos - que tiveram problemas com a contagem dos votos para eleger o seu presidente em 2000.

Criações muito gostosas

Brigadeiro - Quem não gosta de brigadeiro? Nas festas, ele é o docinho preferido da criançada. Mas você conhece a história do brigadeiro? Foi assim: na eleição de 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do Brasil com Eurico Gaspar Dutra. (Nesse caso, brigadeiro era um posto militar - o título do oficial mais graduado da Aeronáutica). Mas alguém teve a idéia de misturar leite condensado, manteiga e chocolate em pó, fazendo um docinho para distribuir durante a campanha eleitoral de Eduardo Gomes. Assim, o doce foi chamado de brigadeiro, em homenagem ao candidato. Na época, ele não ganhou a eleição, mas o doce caiu no gosto do povo e faz sucesso até hoje. Sorte nossa, não é mesmo?

Pão de queijo
O pão de queijo foi criado por escravas nas fazendas de Minas Gerais (© Marcos Santos / Agência USP)

Pão de queijo - O lanche da tarde tem cara de pão de queijo. Ele surgiu quando escravas que trabalhavam como cozinheiras de fazendas, em Minas Gerais, preparavam biscoitos de polvilho para os seus senhores. Depois, o biscoito ganhou queijo e se transformou nessa delícia que faz sucesso até hoje.

O pão de queijo, hoje em dia, é um produto exportado pelo Brasil. Mas as escravas, na época, nem podiam imaginar que a idéia de ralar o queijo e colocar na massa do biscoito faria tanto sucesso! Foi uma ótima invenção...

Tecnologia moderna

CD anti-pirataria - Sabia que existe um sistema contra a cópia ilegal de CDs? O cantor Ralf Richardson da Silva, da dupla sertaneja "Christian e Ralf", criou uma nova forma de armazenar as músicas no CD. A gravação é fragmentada (ou seja, as informações são registradas de forma dividida, um pouco de cada vez). Assim, ele garante que não é possível copiar as músicas ilegalmente e fazer um CD pirata.

Bina - Você conhece o Bina? É aquele aparelhinho que mostra, quando o telefone toca, o número da pessoa que está ligando. Assim, você só atende se quiser, e fazer trotes fica mais difícil. A palavra Bina é, na verdade, uma sigla que significa "B identifica número A" - ou seja, o segundo aparelho revela o número do primeiro.

O Bina foi inventado em 1977 por Nélio Nicolai, um brasileiro especialista em telefones. Apesar de ter sido o criador do Bina, ele não conseguiu registrar a patente (a patente é o documento reconhecendo que ele foi o autor da descoberta). Assim, hoje o aparelho é usado no mundo inteiro e Nélio não recebe nada por isso.

Telefone sem fio - Você acha que o telefone sem fio é uma invenção nova? Está enganado. Alguns anos depois de o escocês Graham Bell criar o primeiro telefone, o aparelho sem fio foi idealizado pelo brasileiro Landell de Moura. Landell, que era um padre, criou um modelo ainda precário do telefone sem fio, mas a idéia não foi levada a sério. Então, ele também não conseguiu o reconhecimento. Mais tarde, a idéia foi melhor elaborada e as primeiras versões chegaram ao Brasil na década de 80

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário