one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pau-brasil

Imagem:

Compartilhar:

Qual a origem do nome do nosso país?

Criado em 24/04/14 12h28 e atualizado em 24/04/14 12h53
Por Plenarinho

Pau-brasil
O Pau-brasil está ameaçado de extinção (mauroguanandi/ Creative Commons)

Brasil. Esse é o nome do nosso país. Mas você já parou para pensar de onde surgiu esse nome? Não? Então, é hora de saber algumas curiosidades do senhor Pau-brasil!

Popularmente conhecida como Pau-brasil, a árvore é chamada de Guillandina echinata, pelos biólogos. Um nome científico chiquérrimo, hein?! Ela faz parte do nascimento da história do nosso país!

Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a família dessa espécie era imensa. Cobria boa parte do território que hoje é conhecido por Bahia. Mas pouco a pouco elas foram desaparecendo.

O Pau-brasil era muito utilizado para a construção, porque a madeira do seu tronco é muito rica e resistente. Os homens exploradores descobriram isso e começaram a cortar as árvores. Mas a principal fonte de sua riqueza é um colorante chamado "brasileína". Ele foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever.

A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o país. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.

Mas nos dias atuais a história é bem diferente. Infelizmente, o Pau-brasil está ameaçado de extinção. Se continuarem sendo retiradas da natureza, estas árvores correm o risco de desaparecer. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário