one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alimentação saudável

Imagem:

Compartilhar:

Nutricionista dá dicas de alimentação saudável

Criado em 21/07/14 11h47 e atualizado em 21/07/14 11h59
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados

Dia Mundial da Alimentação
 Durante todo o dia, é essencial combinar os alimentos e ingerir de tudo um pouco (Sesi SP/ CC)

Segundo a nutricionista Renata Bernardon, a criança que não se alimenta corretamente não cresce, não tem concentração para estudar e muito menos forças para brincar. Fica pálido, desanimado... Então, o ideal é buscar uma alimentação saudável. Mas cuidado! Comer bem não quer dizer comer demais. Durante todo o dia, é essencial combinar os alimentos e ingerir de tudo um pouco. São eles: carboidratos (pão, batata, massa), vitaminas e sais minerais (frutas, legumes e verduras), proteínas (carnes, ovos e leite) e lipídeos (azeite, manteiga e óleos).

Quantidade

A quantidade necessária de comida para cada um depende da idade, do sexo, da altura e do peso da pessoa. Também varia de acordo com o estilo de vida. Alguém que pratica esportes regularmente gasta mais energia que outro que fica o dia todo sem se exercitar, em frente ao computador ou à televisão, por exemplo. Os atletas precisam ingerir mais calorias.

A alimentação deve, portanto, respeitar os hábitos e necessidades de cada um. Nenhuma criança come igual ao coleguinha. O tanto de comida tem de ser suficiente para manter o peso saudável, sem a pessoa engordar ou emagrecer à toa. “Mas para saber o peso saudável, é necessário consultar um médico ou nutricionista”, aconselhou Renata.

Verduras e frutas

Se você costuma torcer o nariz toda vez que olha para o prato de salada e de frutas, a nutricionista recomenda "experimentar". Isso porque as frutas e verduras são as maiores fontes de vitaminas, minerais e de fibras e ajudam o corpo a funcionar direitinho. Quem sabe você não se encanta com o sabor do morango, agrião, alface, beterraba, cenoura, mexerica, caju, maçã, abacaxi, abacate? A profissional dá algumas dicas. Anote:

Se não gosta de frutas: "Aprenda a gostar. Comece devagar, tomando um suco ou uma salada de frutas. Depois passe a comer as frutas sem mistura".

Se não gosta de verduras: "Tente misturá-las com comidas de que você gosta. Faça uma omelete, um sanduíche ou, então, coloque um temperinho bem gostoso nas hortaliças. Garanto que, depois de um tempo, vai estar comendo um pratão verdinho sem problema".

Hum.... Comida pra lá, comida pra cá... Que fome que deu, né?  Agora que já aprendeu que precisamos comer de forma equilibrada para manter uma vida saudável, a turminha traz uma surpresa! Em vez de comer biscoito, chocolate e sorvete - alimentos gostosos, mas que não fazem bem se consumidos em exagero -, faça uma salada de frutas! A receita está logo abaixo, e o legal é que você pode usar qualquer fruta que tiver na sua casa! Uma delícia!

Salada de frutas

Ingredientes:
1 mamão pequeno
1 laranja média
3 bananas
1 maçã
1 goiaba, ou então, quaisquer outras frutas

Modo de preparo:
Pique todos os ingredientes. Corte a laranja em pedaços menores que as outras frutas porque, depois, ela solta o caldo, e a salada fica no ponto! Coloque na geladeira e coma assim que der aquela fominha! Fácil, fácil, não?

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário