one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livros infantis pendurados em árvores atraem crianças na Praça da Matriz durante a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Imagem:

Compartilhar:

Comemore o Dia do Folclore

Criado em 20/08/14 13h29 e atualizado em 20/08/14 13h43
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados

“Um, dois, feijão com arroz”. Esta é para quem gosta de cultura popular: no dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore, data em que festejamos o saci-pererê, o lobisomem, a mula-sem-cabeça...

Só para relembrar, a palavra folclore surgiu a partir de dois termos: "folk", em inglês, significa "povo"; e "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. É o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares transmitidas de geração em geração.

Então, fazem parte do nosso folclore as lendas que são passadas de pais para filhos, mitos, canções de ninar, cantigas de roda, brincadeiras, jogos, simpatias, danças, comidas e festas típicas das regiões, artesanatos... Suas manifestações são muitas!

Leia também: 

Saci-Pererê: um dos personagens mais famosos do folclore

Trava-línguas

Uma parte do folclore são os chamados trava-línguas. Como o próprio nome diz, trava-línguas são aqueles conjuntos de palavras difíceis de pronunciar, frases criadas pelo povo como brincadeira, geralmente com sílabas parecidas. Pronunciar essas sentenças engraçadas e embaraçosas são um verdadeiro desafio!

Disputa

Agora, que tal fazer uma competição de trava-línguas com os seus amigos? O Plenarinho traz para você seis exemplos deles. Quanto mais rápido você repetir as sentenças, mais legal fica a brincadeira! Preparado? Cuidado para não destroncar a língua, hein?!

1) Três pratos de trigo para três tigres tristes.

2) O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

3) Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

4) Teto sujo, chão sujo.

5) O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário