one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


EBC lança manual para eleições 2012

Imagem:

Compartilhar:

Fique por dentro das eleições de outubro

Criado em 14/08/14 09h18 e atualizado em 26/08/14 12h21
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados

Urna eletrônica
Crianças podem acompanhar os pais na cabine de votos. (Foto: TSE/Divulgação)

Os sinais de que estamos em ano eleitoral estão por todos os cantos: nos adesivos grudados nos carros, nas bandeiras espalhadas pelas janelas, nos noticiários do dia-a-dia, nas propagandas de rádio e televisão. E quanto mais o dia das eleições se aproxima, mais a nossa vida fica cercada por todas essas coisas.

Na contagem regressiva para este evento tão importante, a Turma do Plenarinho preparou uma reportagem especial sobre o tema. Assim, você vai conhecer melhor alguns elementos que fazem parte do processo eleitoral: os eleitores, o voto, os candidatos, os cargos, e muito mais!

Os eleitores

No dia 5 de outubro, cerca de 143 milhões de brasileiros irão às urnas para uma tarefa e tanto: escolher os próximos responsáveis por criar e aplicar leis no país, os representantes do povo nos poderes Legislativo e Executivo. Os eleitores vão decidir quem deve ocupar os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Como essa escolha acontece? Por meio do voto.

O voto

O voto secreto é uma ferramenta democrática. Com ele, cada cidadão tem o poder de escolher seus representantes. Todos os brasileiros têm o direito de votar a partir dos 16 anos de idade, mas o voto só é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (inclusive os analfabetos).

Muitas pessoas não imaginam a importância do voto, e pensam que sua escolha individual é insignificante para eleger este ou aquele candidato. Esse pensamento só é verdade quando esquecemos a ideia de coletivo, de sociedade. E é no coletivo que o voto vale muito. Imagine os votos de todos os eleitores do seu bairro somados. Já é muita coisa, não?!

É preciso que os eleitores conheçam os candidatos em quem estão votando, e que os candidatos, por sua vez, também conheçam bem as necessidades de cada município, cidade, estado. Se cada uma dessas pessoas tratar o voto como algo precioso, e escolher candidatos honestos, com boas propostas, realmente preocupados com o bem estar do povo, tudo seria muito melhor no nosso país!

Cargos

- Governador: membro do Poder Executivo, suas principais tarefas são: colocar as leis em prática e administrar o dinheiro do estado.

- Deputado estadual: tem a função de elaborar leis para serem cumpridas por todo o estado. Por exemplo: um deputado estadual do Paraná faz leis para serem cumpridas dentro do estado do Paraná. É importante lembrar que, no Distrito Federal, eles são chamados de deputados distritais.

- Deputado federal e senador: fazem as leis que mexem com a vida de todos os brasileiros. Eles apresentam, discutem e aprovam (ou não) os projetos de lei, inclusive a quantidade de dinheiro que o Governo Federal vai gastar durante o ano. Além disso, eles têm a função de fiscalizar as administrações públicas.

- Presidente: a pessoa que ocupa este posto também faz parte do Poder Executivo, e é chefe da Nação. Seus deveres são: executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo (composto por deputados e senadores) e administrar o País todo.

Participe

Eleição é assunto sério, mas isso não é sinônimo de coisa chata. Se você quiser ter um gostinho de como é participar de uma eleição de verdade, pode acompanhar seus pais, tios, avós no dia 5 de outubro. Pode até entrar com eles na cabine onde fica a urna eletrônica verdadeira! Já pensou? Pode ser muito legal.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário