one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saci Pererê

Imagem:

Compartilhar:

Saci-Pererê: um dos personagens mais famosos do folclore

Criado em 20/08/14 13h24 e atualizado em 20/08/14 16h37
Por Turminha do MPF

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo. 

Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Também herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia européia um gorrinho vermelho.

Leia também:

 Comemore o Dia do Folclore

Curiosidade

O primeiro escritor a falar do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato. Com o título "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", ele colheu de leitores de um jornal, em 1917, diferentes narrativas de versões do mito. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra “Saci-Pererê: resultado de um inquérito”, primeiro livro do escritor. Com a transposição dos textos de Lobato para a televisão, Saci ultrapassou o imaginário, foi personificado e se transformou em um dos personagens mais famosos do nosso folclore.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário