one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesadinha une diversão com aprendizado financeiro

Imagem:

Compartilhar:

Jogo une diversão com aprendizado financeiro

Criado em 09/09/14 08h22 e atualizado em 09/09/14 08h36
Por Portal EBC

Mesadinha.com
Mesadinha ajuda a conquistar independência financeira (Reprodução)

Um planeta chamado Mesadinha e dois exércitos que disputam o controle do lugar. Este é o cenário de um game que ensina, de forma divertida, como controlar as finanças. No aplicativo Mesadinha, você é dono dos soldados vermelhos (que representam os gastos) e dos verdes (que mostram o dinheiro disponível). O objetivo é reunir o máximo de soldados verdes para conquistar o seu objetivo do mês, que pode ser a compra de um brinquedo, um livro ou um celular.

Voltado para o público de 10 a 18 anos, o jogo ensina, de forma clara e didática, como adquirir limites em relação ao dinheiro. “A criança aprende desde cedo a dar valor a tudo que chega até ela. Sai o "Eu quero agora" e entra o "Como vou conseguir o que eu quero? Quanto custa?". Isto desencadeia no médio prazo outro benefício: a cultura da poupança em detrimento dos gastos por impulso”, esclarece Francine Vieira, que está envolvida com a criação do jogo.

Os benefícios do uso do Mesadinha podem influenciar o jogador nas atitudes de compra no dia a dia. Com as noções trazidas pelo game, o adolescente fica mais bem informado e aprende a pechinchar e a dar mais valor ao seu dinheiro. A atitude, segundo Francine, pode ajudar a pressionar para baixo a margem de lucro praticada no Brasil.

O aplicativo é gratuito e já conta com mais de 6 mil usuários ativos.

Leia também:

Jogos online: curta com segurança

Jogo eletrônico ensina combate à dengue

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário