one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bullying

Imagem:

Compartilhar:

Menina de 11 anos combate bullying com arte

Criado em 18/11/14 09h15
Por Portal Brasil

"Era uma vez uma menina chamada Sol. (…) Ela se achava a menina mais feia do mundo! E se julgava assim porque era muito magra, alta e desengonçada. Usava aparelho nos dentes e havia muitas sardas pelo seu rosto. (…) Na escola em que Sol estudava, algumas meninas zombavam dela e isso a deixava ainda mais triste.”

– Trecho do conto “A menina que se achava a mais feia do mundo”

Leia também:

Você sabe o que é bullying?

Sabia que o bullying é tema de diversos projetos no Congresso?

Julia Travassos tinha 10 anos quando começou a ser alvo de piadinhas maldosas de um coleguinha da escola. A insistência do companheiro de turma mexeu com a autoestima dela, que começou a apresentar um comportamento depressivo na escola e em casa.

Julia, não queria mais voltar à escola. Ficou dois dias fechada em seu quarto, não se alimentava direito, não conseguia falar sobre o assunto. Ninguém sabia o que tinha acontecido, nem os pais nem a professora. A mãe, Verônica de Mello, já sem saber o que fazer, incentivou a filha, que escrevia contos e poemas desde os 6 anos, a por no papel o que sentia. Foi quando a menina fez o conto: “A menina que se achava a mais feia do mundo”.  Ao ler, Verônica entendeu quem era a personagem principal.

Nesse mesmo dia, Julia começou a se sentir melhor. Voltou a se alimentar direito e tomou uma decisão: “Vou voltar a estudar e escrever outros contos e poesias para me sentir feliz sempre, e não ligar para o que falam de mim, pois sou uma menina inteligente e criativa, agora sei disso.”

A história se passou em 2013 na comunidade do Meio da Serra, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Em março deste ano, mãe e filha lançaram o livro de contos infantis “De um ponto eu traço o conto”, que reúne textos das duas, incluindo “A menina mais feia do mundo”. Desde então realizam juntas palestras sobre bullying para escolas da cidade. Falam sobre o quanto ações de discriminação e preconceito podem ser nocivas e indicam caminhos de superação por meio da arte.

Aos 11 anos de idade, Julia mais uma vez surpreendeu.

“Eu estava ouvindo a minha mãe no telefone, ela falava sobre poemas com uma amiga. Foi quando tive a ideia de me reunir com minhas colegas aqui do bairro, para também fazermos poesia. Na mesma hora veio na minha cabeça o nome do grupo: Montando Versos. Pedi ajuda a minha mãe e começamos a nos reunir”, conta Julia.

A poetisa mirim idealizou um projeto em que a arte ajudaria outras crianças a também superar o bullying. Um grupo começou a se encontrar na casa da família de Julia e logo o espaço ficou pequeno. Atualmente as crianças se reúnem todas as sextas-feiras em uma sala de shopping cedida ao projeto. Verônica é quem coordena as atividades.

As crianças são incentivadas a escrever, ilustrar e declamar poesias e contos poéticos, com oficinas gratuitas. Em um processo criativo são combinados versos escritos por elas para montar poesias e contos poéticos a várias mãos. Em 2015, os escritores mirins planejam lançar um livro com uma coletânea dos textos criados por eles.

“As crianças começaram a desenvolver os textos e a estimular a criatividade. Todas apresentaram melhoras na língua portuguesa e os resultados já foram sentidos pelos pais e professores na escola”, relata Verônica de Mello. “É muito recompensador ver que este trabalho tem ajudado essas crianças a desenvolverem seus talentos e contribuído para que possam aperfeiçoar suas habilidades de escrita e até mesmo de socialização”, declara.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário