one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em agosto, Câmara dos Deputados promove evento sobre publicidade infantil

Imagem:

Compartilhar:

Em agosto, Câmara dos Deputados promove evento sobre publicidade infantil

Criado em 19/07/12 10h02 e atualizado em 19/07/12 10h47
Por Instituto Alana

No dia 9 de agosto será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o “1º Seminário Infância Livre de Consumismo – Por uma proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos”. O evento, proposto pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), colocará em pauta questões como a proteção especial e integral da infância frente aos apelos de consumo, a publicidade de alimentos direcionada ao público infantil e a publicidade infantil e a liberdade de expressão, tendo como objetivo debater formas de promover uma proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos.


Como justificativa para a realização do evento, a CDHM citou a hipervulnerabilidade das crianças nas relações de consumo. “O discurso mercadológico dirigido à criação de desejos de consumo entre as crianças é um discurso feito por adultos altamente especializados, dotados de capacidade econômica e instrumental midiático, contra o qual a comunidade, a família e a própria criança estão indefesas”, coloca a CDHM no requerimento do evento.

A Comissão cita ainda que o tema vem sendo debatido globalmente, com propostas de legislações que buscam equilibrar as relações de consumo que envolvem as crianças em diversos países, como os Estados Unidos e os membros da União Europeia, enquanto no Brasil essas leis ainda são inexistentes.

As mesas propostas terão como temas “A proteção especial e integral da infância frente aos apelos de consumo”, “Publicidade de Alimentos direcionada ao público infantil” e “Publicidade Infantil e Liberdade de Expressão”, tendo sempre o olhar dos direitos humanos como protagonista dos debates.
O Instituto Alana participará dos debates. Você pode acessar informações  sobre o evento na página do Instituto Alana  no Facebook (http://www.facebook.com/institutoalana) e no Twitter (https://twitter.com/InstitutoAlana).

Saiba mais sobre o Seminário

Veja como foi a Audiência Pública do Projeto de Lei 5921/01, que trata da regulação da publicidade infantil:
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário