one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

Criado em 16/07/12 11h08 e atualizado em 17/07/12 12h01
Por Mariana Martins Fonte:EBC na Rede

Paulo Freire Contemporâneo é um  documentário de Toni Venturini, com roteiro de Helena Tassara e Sylvia Lonh, produzido em 2007 pela TV Escola/ Olhar imaginário e disponível em Domínio Público. O documentário conta a história dele, que acaba de ser considerado patrono da educação no Brasil, e que foi responsável por métodos inovadores de alfabetização que foram utilizados como base nas políticas de educação que garantiram a condição de nações livres  do analfabetismo a Cuba, Bolívia e Venezuela .

Paulo Freire, contudo, deixa claro, no próprio documentário, que não quer ser conhecido como um educador que criou métodos de alfabetização, mas que criticou o modelo educacional  brasileiro e pensou métodos de educação a partir da introdução do diálogo e da humanização. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se  a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", afirmou Freire.

O documentário, de aproximadamente 1h de duração, está dividido em dois blocos e pode ser visto aqui com tradução para a Libras.

Parte I

 

Parte II

 

Parte III

 

 

Parte IV
Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário