one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino lê livro

Imagem:

Compartilhar:

Livro aborda a alfabetização de crianças surdas

Criado em 13/11/12 17h14 e atualizado em 13/11/12 17h38
Por Luanda Lima Edição:Unesp Fonte:EBC

Menino lê livro
Para escrever o livro, Sandra Eli conversou com crianças surdas e educadores (Book Aid International/Creative Commons)

Como ensinar crianças surdas a ler? Este é o tema do livro Formação de Leitores Surdos e a Educação Inclusiva, escrito por Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins e lançado pela Editora Unesp. A publicação está disponível gratuitamente na página da editora, mediante um cadastro simples.

Sandra Eli constatou que a alfabetização de crianças surdas ainda é um desafio para muitos educadores. “Ao serem questionados sobre o planejamento e ensino da leitura, ficavam perplexos com a pergunta, pois pareciam conceber que a aprendizagem da leitura ocorreria num passe de mágica”, analisa a autora a partir dos depoimentos dos professores entrevistados. Estudantes surdos também têm vez entre os registros feitos para o livro: a obra conta ainda com as impressões de um grupo de crianças surdas, matriculadas no sistema público de ensino.

O livro propõe que, ao abrir as portas para o mundo da escrita no idioma do ouvinte e não restringir o acesso da criança surda aos bens culturais, a escola faz com que ela compreenda a língua portuguesa não como um idioma estrangeiro e pertencente ao outro, mas como a sua própria língua, que ela compartilha com os demais. A partir de sua inclusão e do respeito a seus direitos, defende que é possível ampliar o universo em que a criança surda vive e dar ferramentas para que ela participe plenamente do processo de criação cultural.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário