one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos na biblioteca da Escola Classe 18 de Taguatinga

Imagem:

Compartilhar:

Jogo ajuda professores a mediar leitura para crianças

Criado em 11/04/13 09h10 e atualizado em 12/04/13 09h49

Dia Internacional do Livro Infantil - 2
Aluno na biblioteca da Escola Classe 18 de Taguatinga (DF) (Elza Fiuza/ABr)

Conduzir os alunos para o aprofundamento do conteúdo de um texto exige dedicação do professor. O aproveitamento dos vários contextos de um livro, por exemplo, deve ser instigado em sala de aula para que o aprendizado seja realmente assimilado. Além disso, há o desafio de não tornar a tarefa enfadonha. 

Veja também:

Especialista explica como mediar a leitura para crianças

Professora cria projeto e motiva crianças a ler

Personagens roedores incentivam a leitura entre as crianças em escola do DF

É preciso questionar sobre o local e a época em que a história se passa, estimular que os alunos contem à sua maneira, perguntar sobre os personagens, a sucessão dos eventos, identificar o problema e as soluções dele. O processo de interpretação ainda passa pela contextualização da obra à vida prática do leitor. 

Esse passo-a-passo orienta a mediação, mas pode ser feito de formas criativas. Um exemplo é o jogo do mediador de leitura, criado pelo poeta, pesquisador de artes verbais e doutor em Linguística João Bosco Bezerra Bonfim.

Baixe o arquivo aqui

Como jogar:

O jogo é composto de 11 cartas com instruções e dez cartas com habilidades. Os arquivos devem ser impressos de forma que a instrução 1 fique no verso da habilidade 1, e assim por diante. Em cada folha A4 pode-se imprimir quatro cartas.

De posse de uma narrativa, e com o auxílio do jogo, o mediador de leitura segue os passos propostos. 

Por exemplo: Na Instrução 3 o mediador tem perguntas sobre o espaço em que se passa a história. Na carta Habilidade 3, ele é informado sobre quais capacidades da crianças estão sendo treinadas e exploradas com essas perguntas, no caso, a capacidade de recompor, à partir dos elementos do texto, o cenário da narrativa.

Baixe aqui as instruções adicionais

As instruções adicionais são informações extras para potencializar a compreensão e possibilitar ao mediador algumas ferramentas de interpretação.

João Bosco Bezerra Bonfim tem mais de vinte livros publicados, entre ensaios, poesia lírica e cordéis, muitos deles para crianças. Confira também o texto dele A arte de fazer um cordel e se tornar um menestrel, que orienta as crianças a fazer seu próprio exemplar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário