one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No jogo Búzios, o aluno incorpora um personagem atuante do movimento que gerou a Revolta dos Alfaiates

Imagem:

Compartilhar:

Revolta dos Alfaiates é tema de jogo educativo

Criado em 06/06/13 12h00 e atualizado em 06/06/13 12h14
Por Adriana Franzin/EBC Fonte:Jogo Búzios

Jogo Búzios
No jogo Búzios, o aluno incorpora um personagem atuante do movimento que gerou a Revolta dos Alfaiates (Reprodução)

O processo de ensino vem se valendo cada vez mais das novas tecnologias para transmitir e construir conhecimentos. Uma estratégia recente, e que vem se mostrando eficiente neste sentido, é o uso de jogos dentro da sala de aula. Um exemplo dessa aplicação no ensino de História do Brasil é Búzios. O jogo, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), transporta os alunos para a cidade de Salvador dos anos de 1798 e 1799 e permite a eles atuar como participantes do primeiro movimento social que agregou as diversas camadas sociais da população brasileira.

A arquitetura, as paisagens, e os personagens reais - como Cipriano Barata, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luiz Gonzaga - são retratados com fidelidade. A ficção dá conta do clima de tensão criado em torno das decisões e das estratégias que o jogador terá que tomar para enfrentar as situações de conflito.

Jogo Búzios
Personagens reais e fictícios se misturam na trama (Reprodução)

Dessa forma, é possível explorar com os alunos os aspectos econômicos e sociais, como os anseios da classe subordinada do Brasil colonial; contextualizar o momento histórico apresentado e promover a reflexão, a problematização e o confronto com a realidade atual.

A proposta do jogo é oferecer o conteúdo histórico de uma forma dinâmica, interativa e problematizadora, possibilitando aos alunos a construção de conceitos, o conhecimento dos cenários, dos ambientes, objetos e vultos históricos da época em questão, resgatando um momento da História baiana rico de fatos políticos e de lutas do povo por melhores condições de vida e trabalho.

O jogo Búzios está disponível para ser baixado gratuitamente. Na página, também há informações para os educadores, com as orientações pedagógicas e estudos publicados sobre o assunto
.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário