one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Unesco lança concurso para homenagear Dia do Professor

Imagem:

Compartilhar:

Professores poderão ser treinados para identificar abusos

Criado em 22/01/14 11h52 e atualizado em 22/01/14 13h17
Por Rádio Câmara

Unesco lança concurso para homenagear Dia do Professor
Projeto capacita profissionais para identificar sinais de violência, maus-tratos, negligência e abuso sexual (Valter Campanato/ABr)

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o projeto da Deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, que estabelece treinamento para que professores, profissionais de saúde, assistência social e segurança pública possam identificar situações de abusos contra crianças e adolescentes.

O projeto determina inclusão obrigatória de treinamento na grade curricular de cursos voltados a áreas sociais, oferecendo instrumentos necessários para assegurar os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição.

A Deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, acredita que os profissionais capacitados poderão assegurar a dignidade de meninos e meninas vítimas de maus-tratos. Ela ressalta, ainda, a importância da formação de professores para evitar este tipo de situação.

Leia também:

Conheça cinco formas de cultivar a felicidade nas escolas

Como conquistar os alunos no início de cada aula

"Não basta apenas que você seja professor ou professora, você tem que estudar o comportamento daquela criança até chegar à questão do abuso sexual. Algumas crianças são abusadas sexualmente chegam ao colégio e até falam. Outras não falam. Então qual o papel do educador nesse contexto?".

O professor Gabriel Magno Pereira Cruz, da diretoria do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, acredita que o projeto é importante para valorizar a formação profissional e qualificar o professor. Entretanto, outros setores também precisam estar envolvidos nesse processo para não sobrecarregar os professores com mais atribuições. Para ele, o Estado precisa garantir apoio e suporte às escolas, com equipes preparadas para atendimento aos casos registrados.

"Só isso não basta, só atribuir essa tarefa ao professor. Há outros mecanismos que o Estado precisa garantir. Um acompanhamento mais intenso dos conselhos tutelares, da assistência social nas escolas, dos psicólogos nas escolas... Que tenha uma equipe capaz de identificar e trabalhar com essas questões dentro da própria escola".

O projeto que capacita profissionais para identificar sinais de violência, maus-tratos, negligência e abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário