one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ferramenta voltada para crianças simula eleições

Imagem:

Compartilhar:

Ferramenta voltada para crianças simula eleições

Criado em 13/08/14 12h07 e atualizado em 14/08/14 11h27
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Software ApertaQuem
Programa é gratuito e consiste em uma urna eletrônica educativa que realiza simulações de eleição (Divulgação)

Em época de eleições, a rotina de todo o país muda. Afinal, são mais de 25 mil candidatos concorrendo a cargos eletivos. Para ter visibilidade e garantir uma vaga no pleito, eles se empenham em suas campanhas e mudam a cara das cidades. São comícios, outdoors, propagandas em rádio e TV e debates em diversos veículos de comunicação.

Mas, se por um lado, toda essa movimentação dos candidatos atrai a atenção dos eleitores, por outro, o público infantil fica alheio aos acontecimentos. Como as crianças não participam do processo eleitoral e, muitas vezes, ainda não estudaram sobre a política nacional, fica difícil para muitos professores abordarem o tema em sala de aula.

Uma boa dica pedagógica para falar sobre eleições com as crianças é o software ApertaQuem 1.0. Desenvolvido pelo professor Marcelo Santos, o programa é gratuito e consiste em uma urna eletrônica educativa que realiza simulações de eleição em ambientes escolares, exclusivamente. “A ferramenta, na verdade, é para, além de facilitar o entendimento das crianças de processos democráticos e eletivos, permitir que a própria escola e professores utilizem o ApertaQuem para que sua gestão se torne mais democrática. Tive relatos de utilização para eleição de grêmios, mascotes e diferentes temas”, explica Marcelo.

Lançada oficialmente em 2010, a ferramenta já teve mais de 3.600 downloads. Com a aproximação de mais um pleito eleitoral, a expectativa é que o interesse pelo projeto cresça ainda mais e que auxilie o público infantil a participar da democracia. “Se desde pequenos, todos participarem de processos democráticos, crescerão cidadãos mais críticos e participativos. E o Apertaquem é uma ferramenta para contribuir nesses processos”, defende o professor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário