one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ceia de Natal

Imagem:

Compartilhar:

Ceia de Natal: saiba quais são as comidas tradicionais do dia 25 de dezembro

Criado em 24/12/12 13h06 e atualizado em 24/12/12 13h30
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Ceia de Natal
Ceia de Natal tem peru (Foto: Andrea Goh/Creative Commons)

Um dos momentos mais tradicionais e gostosos das festas de Natal é a ceia de Natal realizada na madrugada do dia 24 para o dia 25. Com algumas variações (afinal, culinária não se discute), alguns produtos são considerados tradicionais para celebrar o dia de festa. Separamos alguns deles. Caso você queira incluir mais algum, é colocar a sua opinião nos nossos comentários.

Peru de Natal: inflada pela indústria alimentícia, a tradição de comer peru no Natal surgiu no Dia de Ação de Graças norte-americano em 1621. Como a festividade é muito tradicional nos EUA, para o consumo se espalhar para o Natal foi um passo. Há outras opções de pratos principais além do peru de natal. No Brasil, por exemplo, algumas pessoas consomem bacalhau e lombo suíno na ceia de Natal.

Rabanada: a iguaria tradicional no Natal brasileiro veio de Portugal. Tudo surgiu porque a rabanada é tradicional no dia da Consoada, que coincidentemente acontece em 24 de dezembro. Já dá para imaginar que a coincidência fez com que a comida se tornasse tradicional no Natal.

Panetone: outro caso de comida que ganhou uma força do marketing para se ligado ao Natal. O panetone passa discreto o ano inteiro e apenas nas festas de fim do ano ganha dimensão (e aumento de preços). Foi criado na Itália no século XVII, e foi popularizado no país por uma empresa de produtos alimentícios que começou a comercializar o produto.  

Há ainda outras comidas tradicionais para o Natal como as uvas passas, os espumantes e o pavê.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário