one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sveti Miklavž

Imagem:

Compartilhar:

Como é o Natal na Eslovênia?

Criado em 18/12/12 14h12 e atualizado em 19/12/12 12h13
Por Mães Internacionais

 

Na Eslovênia, o Papai Noel é chamado de božiček, mas não é muito famoso. O correspondente dele é o São Nicolau, lá chamado de Sveti Miklavž ou simplesmente Miklavž.


Natal na Eslovênia
Sveti Miklavž

 

Miklavž também tem barba branca e roupa vermelha, mas usa um chapéu pontudo, parecido com o do papa. Ele também dá presentes para as crianças. Elas têm o costume de deixar meias na varanda, chaminé ou em alguma janela da casa e escrevem cartinhas para ele. Mas o Miklavž vem no dia 6 de dezembro, não no dia 25. Além disso, os presentes também são diferentes: frutas (laranjas, tangerinas e/ ou frutas secas) e doces. Para crianças em idade escolar, lápis e canetinhas. Ou ainda toucas e luvas, para o frio.

Neste ano, na cidade de Ljubljana, como manda a tradição, houve uma procissão, na véspera da chegada de Miklavž. Ele vai passando e dando doces para as crianças do caminho. Além de disso, ele é padroeiro da cidade. Por isso, houve uma Feira de Miklavž, com barraquinhas na rua vendendo vinho quente (típico da estação), muitos doces, chocolates, tangerinas e laranjas, as frutas da estação.


Feira na Eslovênia
Feira de Natal na Eslovênia

Na procissão também tem os diabos que vêm para assustar as crianças malcriadas, chamados de parkelj. Eles arrastam correntes para prender as crianças nelas. Assista ao vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Durante toda a semana de Miklavž, também há a tradição de comer biscoitos e pães em formato de Miklavž e/ou do diabo, a depender do comportamento das crianças. 

Biscoitos tradicionais da Eslovênia
Biscoitos tradicionais da Eslovênia

 


E lá tem outro personagem, o mais conhecido e aguardado pelas crianças: o Dedek Mraz (Vovô Frio, em tradução literal). Ele usa uma roupa branca e chega no dia 31 de dezembro, trazendo presentes (brinquedos) para as crianças.

Dedek Mraz
Dedek Mraz
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário