one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Varal de fraldas

Imagem:

Compartilhar:

Mães dão dicas para tirar as fraldas do bebê

Criado em 05/12/12 12h39 e atualizado em 05/12/12 14h11
Por Adriana Franzin

Até os cinco anos é normal que a criança faça xixi na cama. Segundo a nefrologista infantil e pediatra Maria Cristina Andrade, o processo de desfralde começa, em geral, a partir dos 18 meses, mas ainda é normal que se extenda até os três anos. E por mais que ela se liberte das fraldas durante o dia, ainda é aceitável que a criança não se levante à noite para ir ao banheiro até os cinco anos. A doutora participou do programa Papo de Mãe desta semana.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Segundo a doutora Maria Cristina Andrade, o primeiro cuidado deve ser colocar um adaptador infantil e um apoio para os pés no vaso sanitário. Segundo ela, a criança tem que se sentir segura na privada. Para evitar que ela faça xixi na roupa logo depois de ter feito no vaso é orientar a contar até dez depois de terminar para ter certeza de que fez tudo. 

Para evitar a chamada "enurese noturna", a orientação da doutora Maria Cristina é evitar dar líquidos nas duas horas antes de dormir, evitar alimentos com cafeína (pois são diuréticos) e premiar a criança quando ela conseguir ir ao banheiro à noite. É importante, de acordo com ela, que o problema não afete a autoestima da criança. 

Confira outras dicas: 

  • o processo deve ser encarado de forma natural pela criança;
  • livros sobre o assunto, penicos divertidos, musicais, estão entre as estratégias adotadas pelas mães;
  • a ajuda do profissional deve ser procurada se a criança perder o controle sobre a urina, depois de já ter adquirido o hábito de ir ao banheiro;
  • levar a criança junto quando for ao banheiro;
  • é importante respeitar o tempo da criança. 

Em entrevista ao site Mamatraca, sobre o assunto, a pediatra Ivani Mancini, do blog Pediatrio, também aconselha a observar a criança e perceber alguns sinais que mostram que está pronta para o desfralde. Escolher um lugar mais isolado para se concentrar no processo de evacuação é um deles. Para o xixi, a doutora orienta a prestar atenção no momento do banho. Urinar no box do chuveiro, segundo ela, é um indício de que a criança já tem o controle sobre o esfíncter. Leia a entrevista aqui. No site, também tem vídeos com depoimentos de mães que "sobreviveram ao desfralde".

A Luciana, mãe do Nícolas, se empenhou tanto nesse processo que acabou escrevendo um pequeno guia no seu blog Nicolando Por aí

Mais informações sobre o programa Papo de Mãe aqui. Os sites dos médicos que participaram do programa são Psiquiatri Boarati e MBA Pediatria.

O Papo de Mãe vai ao ar todos os domingos, às 16h, na TV Brasil. A reprise é aos sábados, 11h.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário