one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças na bagagem

Imagem:

Compartilhar:

Filhos a bordo: programando uma viagem em família

Criado em 10/01/13 16h19 e atualizado em 11/01/13 16h07
Por Luanda Lima Fonte:EBC

 

A blogueira Patrícia Papp com a família em Dubai
A blogueira Patrícia Papp com a família em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (Acervo pessoal)

Viajar é um dos grandes prazeres da vida. No entanto, o medo de vivenciar situações-problema ao lado dos filhos acaba fazendo com que muitos pais prefiram ficar em casa. A publicitária Patrícia Papp, mãe de Pedro (9) e Luiza (4) acredita que o receio de algo dar errado não deve ser um impedimento. “Imprevistos acontecem, então mantenha a calma. Em primeiro lugar, tranquilize as crianças, para que elas não sintam o stress”, aconselha.

Para ela, ausência de um cenário ideal também não deve ser um balde de água fria. “Não deixo de ir para um lugar porque ele tem pouca estrutura, apenas me programo para isso”, afirma ela, que já levou a prole para conhecer lugares com Tailândia, Emirados Árabes e Amazônia. Patrícia escreve para os blogs Eu Viajo com Meus Filhos e Coisas de Mãe, além de ser autora do livro Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer.

A publicitária discorda que se deva abdicar de certos programas só porque as crianças estão por perto. “Todo mundo tem a sua hora na viagem. Se eu gosto de um museu, não vou deixar de ir; se a criança gosta de zoológico, vamos também, para que as crianças aprendam a respeitar os desejos dos adultos”. Ela ressalta, porém, que não se deve ultrapassar os limites dos pequenos. “Se as crianças estão cansadas, não adianta insistir. Cancele o programa e deixe para outro dia ou outra viagem. O melhor é fazer pouco, mas fazer bem feito. Acabamos fazendo tudo num ritmo mais lento, mas aproveitamos a viagem de uma maneira como não havíamos imaginado”.

A jornalista Danielle Gaspar é mãe da pequena Maria Luiza, de 7 meses, e aprendeu que o excesso de zelo pode pregar peças. Sua primeira viagem com a filha foi para o Uruguai, há poucos meses. Ela ficou tão preocupada com o que levar para o bebê que colocou tudo de Maria Luiza na mala, mas acabou deixando de levar artigos importantes para si mesma. “Esqueci de levar chinelo, sabonete, roupa. Eu não tinha um casaco sequer”, conta.

Ela também quase se esqueceu de uma providência fundamental: o documento de identidade da filha, uma vez que a certidão de nascimento não é aceita ao ingressar no Uruguai. Quando Danielle se lembrou da pendência, uma semana antes da viagem, precisou correr para tirar o passaporte de emergência para o bebê.

Apesar dos contratempos, a jornalista curtiu a experiência e diz que se surpreendeu com o comportamento de Maria Luiza. “Eu ficava com medo do avião, dela ter dor de ouvido, chorar, de incomodar os outros. Achava que ia ter muito trabalho, mas ela foi uma mocinha”. Ela também faz uma recomendação para quem vai viajar com crianças pequenas. “A gente tem que fazer uma programação mais light, sabendo que não vamos cumprir tudo o que planejamos, porque o bebê é uma caixinha de surpresas”.

Aos pais mais inseguros, a também blogueira Ana Amaral - do Mãe Mochileira, Filho Malinha - recomenda que a primeira viagem em família seja para um local próximo e dentro do país, a fim de evitar o desconforto das crianças em voos longos e dificuldades de idioma em um momento de emergência. Ao ganhar mais confiança, é possível então tirar da gaveta planos mais ambiciosos.

Ana se lembra com bom humor das dificuldades que viveu em viagens ao lado do marido e do filho Enzo (7). Enquanto acampavam na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, o tempo virou e a chuva inundou a barraca. “Precisamos correr para dormir no carro”, conta. Em outra viagem, quando estavam prestes a fazer a travessia entre Chile e Argentina de ônibus, enfrentaram uma nevasca que levou à interdição de estradas e do aeroporto local. “A passagem de volta para o Brasil estava marcada para a Argentina. No dia seguinte, houve uma trégua, então pedimos socorro à família, que comprou a passagem aérea para lá”, relembra.

Mesmo com os imprevistos, as mães concordam que o saldo de levar as crianças para viajar é sempre positivo. Entre as vantagens apontadas por elas, estão a chance de apresentar outras culturas aos pequenos e curtir a família longe das atribulações do cotidiano. “O dia-a-dia é muito corrido e a viagem é o momento de todos fazerem algo juntos”, ressalta Patrícia. “Viagens fortalecem muito a família, pois nem sempre conseguimos conciliar nossos horários. Tem que aproveitar até os imprevistos”, diz Ana.

Crianças na bagagem
 "Tem que aproveitar até os imprevistos”, diz a blogueira Ana Amaral (Jessica Lucia/Creative Commons)

Confira dicas para uma viagem tranquila com crianças

Comprando as passagens

Ao viajar de avião, a ANAC determina que as passagens de bebês com até 2 anos que não ocupem assento não podem ultrapassar 10% do valor cobrado para os adultos. Já de ônibus, crianças com menos de 6 anos que não ocupem poltrona viajam de graça, segundo decisão da ANTT. Algumas empresas também dão descontos por conta própria para crianças maiores, portanto convém verificar que regras se aplicam no seu caso.

Onde ficar?

Pesquise ao máximo antes de escolher sua hospedagem. Como nem sempre dá para confiar totalmente nos sites dos locais, é bom procurar por avaliações de quem já esteve por lá, em sites especializados em hotelaria e pelos comentários feitos nas redes sociais. Ao entrar em contato com o hotel ou a pousada, certifique-se de que esclareceu todas as dúvidas antes de fazer a reserva. Cozinha aberta aos hóspedes, parquinho e programação voltada para o público infantil podem ser alguns dos diferenciais. Uma informação básica é confirmar se o local aceita crianças, pois existem opções voltadas apenas para adultos.

Documentos: ok!

Não equeça de checar com antecedência quais serão os documentos necessários para a viagem, tanto para os adultos quanto para crianças. É fundamental conhecer os documentos de identidade exigidos, pois nem sempre a carteira de motorista ou a carteira profissional são aceitas, por exemplo. Sua viagem é para outro país? Então procure saber também se há necessidade de passaporte e visto. Também lembre de checar as regras sobre os acompanhantes de menores de idade, pois em casos especiais você pode precisar de autorização judicial para embarcar.

Vacinas em dia

Para alguns destinos, há vacinas recomendadas. Para outros, elas são obrigatórias. Confira esta e outras dicas de saúde no guia de bolso da Anvisa.

De malas prontas

Não deixe de ver o que pode ou não ir na bagagem e o que deve ser obrigatoriamente despachado, de acordo com as regras da companhia de transporte que você escolheu. A Portaria 676 da Anac, por exemplo, limita a bagagem de mão em viagens aéreas a até 5 kg e 115 cm (somando todas as dimensões), o que pode impedir a entrada de alguns brinquedos. Depois de fazer o dever de casa, mão na massa. Pesquise sobre o clima da cidade de destino, para saber que tipo de roupa levar, priorizando peças versáteis e que não amassem. Também pode ser bom levar brinquedos, livros e outros artigos para distrair os pequenos, além de diminuir a sensação de estranheza no lugar novo. Não pode faltar ainda uma “farmacinha”, com os medicamentos usados regularmente, curativos e outros itens que possam ser necessários. Uma boa ideia é também sempre levar um lanchinho na bolsa, caso bata uma fome fora de hora ou você não encontre alimentação adequada durante um passeio.

A tecnologia como aliada

Na internet, você encontra uma série de blogs e sites sobre turismo especializados em viagens em família, com opções tanto em português quanto em outros idiomas, além de publicações virtuais. Muitos foram criados por mães e pais que compartilham suas experiências com os internautas. Que tal fazer o mesmo? Também existem aplicativos gratuitos que podem facilitar bastante a sua vida. Clique aqui para ver algumas sugestões.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário