one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Feira de Troca de Livros em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Sete de abril é dia de Feira de Troca de Livros Infantis

Criado em 25/03/13 10h57 e atualizado em 03/04/13 18h13
Por Adriana Franzin/EBC

Feira de Troca de Livros
Feira de Troca de Livros em Brasília

O hábito da leitura e um novo modelo de consumo andam juntos na Feira de Troca de Livros. Com base na experiência da Feira de Troca de Brinquedos, no ano passado, a ideia é que as crianças troquem, em vez de comprar, e descubram os benefícios de ler bons livros. O evento está marcado para 7 de abril, mas faz parte das comemorações do dia 2, Dia Internacional do Livro Infantil.

"A ideia das feiras de troca, seja de brinquedo ou de livros, é repensar nossa forma de consumo e de vida. Nas trocas, colocamos nossos filhos em contato com outras crianças e mostramos a eles que existem outras formas de adquisição. Além disso, a ação reforça outros valores, já que isso é feito em um ambiente aberto, público, junto com seus pais, sua família", destaca Raquel Fuzaro, coordenadora do evento em Brasília e ativista do movimento Infância Livre de Consumismo.

Ouça também: Organizadora da Feira de Troca de Livros Infantis em Brasília fala sobre o evento

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em Brasília, a feira vai de 9h às 12h no Centro Cultural do Banco do Brasil. Os pais devem levar os livros para trocar ou doar e um lanche saudável para o piquenique coletivo - água, suco, frutas e sanduíches. Além do troca-troca, o evento conta com várias atividades: varal de ideias e oficina "Como se faz um livro" com o autor Alexandre Lobão; oficina de leitura para pais com o Cuca de Gente Miúda; contação de história com Juliana Maria; apresentação da autora Clara Rosa Gomes e da palhaça Maizena; apresentação folclórica com o grupo Matrakaberta; roda de histórias, poesias, cordel; atividades de circo entre outras. 

O movimento, no entanto, não deve se restringir à capital do país. A intenção é que esse projeto se espalhe pela iniciativa própria de pessoas que compartilhem a ideia, como afirma Raquel Fuzaro: "Converse com outros pais nas escolas, chame os amigos e aproveite o evento para fazer pequenas rodas de leitura. Se houver escritores locais, chame-os para participar e contar um pouco da sua história. Finalize com um piquenique. Assim as crianças podem trocar seus livros e interagir com os antigos donos".

Na página do evento no facebook, há um pequeno manual para a organização da feira:

 Como funciona uma Feira de Troca de Livro Infantil:

1 - Basta levar livros infantis em bom estado para serem trocados (até porque as crianças é que farão a troca e, se elas não gostarem, não vão querer trocar);

2 - Coloque o nome da criança a lápis ou etiquete de forma que possa ser retirado depois pelo novo dono; 

3 - Ao chegar, deixe-o exposto junto aos demais ou em sua própria "feirinha de livros...";

4 - Passeie pela feira até encontrar algo que interesse. Ao encontrar, procure saber quem é o dono e faça a troca;

5- Podemos trocar livro por gibi, por cordel, por poesia;

6- Podemos trocar quantas vezes quisermos;

7 - Podemos trocar 1 livro por 2 livros, 2 livros por 1 gibi...quem fará essa negociação é a própria criança;

8 - Cabe aos pais acompanhar as trocas e aproveitar de perto este momento mágico de seu filho interagindo com outras crianças e descobrindo novas histórias;

9 - No mais, BOA TROCA E BOA LEITURA!!!

Doações

A Rádio Nacional em Brasília está recebendo doações de livros infantis. A arrecadação irá contribuir para o acervo da Escola Municipal Arminda Mattos, em Valparaíso (GO). A coordenadora da escola, Elaine Cândida de Castro, pediu ajuda à EBC durante uma entrevista concedida ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional AM. Ela explicou que só há cerca de 30 exemplares de livros infantis e a mesma quantidade de gibis velhos disponíveis para as crianças. As doações poderão ser entregues até o dia 1º de abril na >Superintendência de Rádio, no Ed. Venâncio 2000, subsolo, Brasília (DF). Informações com Ana Cristina ou Mariane pelos telefones (61)3799-5219/5196, entre 10h e 18h. Mais informações aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário