one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança fazendo compras

Imagem:

Compartilhar:

É preciso regulamentação e conscientização para evitar o consumismo infantil

Criado em 06/05/13 17h15 e atualizado em 07/05/13 13h28
Por Adriana Franzin/EBC Fonte:Portal EBC

Nós vivemos em uma época que a publicidade está em toda a parte e o consumo é incentivado a todo instante, inclusive entre as crianças, que ainda não têm capacidade crítica para avaliar a real necessidade daquele bem que está sendo vendido. Muitas vezes, levados pela mídia e pela campanha promovida pelos próprios coleguinhas, os filhos apelam, sem compreender, mas insistentemente, aos pais, usando a famosa expressão: Compra!

Talvez para reduzir a culpa particular por conta das ausências, talvez para agradar a criança, talvez porque o gasto está ao alcance da família e não há nenhum outro motivo que impeça, os pais cedem. O problema é que, no caso dos brinquedos, passado o período da empolgação inicial, eles vão, invariavelmente, para o canto. No caso dos alimentos, não é difícil constatar que o interesse real não é o conteúdo em si, mas os personagens estampados ou os brindes oferecidos.

É possível divertir uma criança sem gastar dinheiro?

Consumismo infantil e sustentabilidade são tema de cartilha

Esse costume de comprar exageradamente e sem reflexão é chamado de consumismo. Um hábito que tem sido passado e que vem, cada vez mais, fazendo parte da mentalidade das crianças. Mas será que é possível fazer diferente? Será possível inverter essa lógica e mostrar aos pequenos que a felicidade não está no que se pode comprar? Na opinião de Laís Fontenelle, psicóloga do Instituto Alana, sim!

Em um bate-papo organizado pelo Portal EBC, ela afirmou que é preciso, primeiramente, que os próprios pais tenham consciência dos hábitos do consumo. Além de ser coerente, o pai também precisa dialogar com os filhos para mostrar às crianças que é possível ser menos materialista: “Se nós estamos em uma sociedade que diz que eu sou pelo que eu tenho, os pais têm que conversar muito com os filhos e mostrar todas as outras aptidões, como ele pode ser aceito de outra forma, que nós não precisamos ter tudo para os outros gostarem de nós. É uma árdua tarefa”.

Mas defende, também que essa não deve ser uma missão apenas dos pais: "Os pais sozinhos não vão dar conta de driblar esse processo (...) todos os outros atores têm que estar envolvidos. Estado, tem que regular a publicidade dirigida às crianças. Escola, têm que formar, junto com a família, para um consumo mais consciente".

Raquel Fuzaro, do movimento Infância Livre de Consumismo, concorda e lembra que a publicidade é pensada e trabalhada de forma a ter um poder de convencimento que, muitas vezes, é mais forte que o dos próprios pais. Por isso, na opinião dela, é crucial que as propagandas passem por um processo de regulamentação no Brasil.

“Nossas crianças são o nicho de mercado deles. E o apelo é tão grande que concorre (em relação aos meus filhos) com os meus valores de uma forma desigual e eu não tenho como, sozinha, fazer uma luta de corpo a corpo”, afirmou ela, se colocando no papel de outras mães.

“Meus filhos o tempo todo perguntam por que as outras crianças têm e elas não, por mais que eu converse com meus filhos e explique tudo para eles. Por isso, o primeiro passo é a regulamentação do Estado. (…) A partir disso, a vida vai ficar muito mais fácil, Vai haver um processo de conscientização das famílias (…) das escolas e de toda a sociedade”, explica.

Assista também aos documentários do Instituto Alana:

Criança, a alma do negócio

Muito além do peso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário