one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Canjica

Imagem:

Compartilhar:

Aprenda receitas light de festa junina

Criado em 25/06/13 09h24 e atualizado em 12/06/15 21h46
Por Adriana Franzin/EBC Fonte:Roteiro Baby

O cardápio típico das festas juninas tem opções deliciosas de pratos que enchem os olhos, mas que também não economizam nas calorias. Para conferir prazer ao paladar, as receitas incluem ingredientes que não são os mais recomendados em termos de saúde, principalmente por conta da quantidade de açúcares e gorduras contidas nos alimentos.

No entanto, trocando alguns desses ítens por outros menos prejudiciais, é possível elaborar comidas típicas sem incluir as pitadas de culpa. As dicas são da nutricionista Lara Garcia e foram retiradas do blog Roteiro Baby

De acordo com ela, as receitas abaixo são isentas de adoçantes artificiais e podem seguramente ser consumidas por crianças em sobrepeso assim como por mulheres em amamentação.

Canjica light

Ingredientes:
500 g de milho para canjica
2 litros de leite desnatado(sugestão: versão enriquecida com cálcio )
1 lata de leite condensado desnatado
400 ml de leite de coco light
2 paus de canela
1/2 colher (chá) de canela em pó
10 cravos
2 xícaras de coco ralado sem adição de açúcar
Amendoim torrado picado pra decorar (opcional)

Modo de preparo: Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Despreze a água e em uma panela grande, cozinhe a canjica com o leite desnatado por 50 minutos.Quando a canjica estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco misture bem com uma colher de pau. Acrescente a canela eo cravo. Deixe levantar fervura, depois diminua o fogo e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até engrossar. Adicione o coco ralado. Sirva quente. Decore com uma pitada de canela em pó e uma colher (sopa) de amendoim picado, se desejar.

 

Curau de milho verde light

Ingredientes:
10 espigas frescas de milho verde
2½  xícaras de chá de leitedesnatado(sugestão: versão enriquecida com cálcio)
2/3 de  xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina light
1 pitada de sal 
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo: Corte as espigas rente ao sabugo e reserve os grãos. Junte ao leite e passe aos poucos no liquidificador. Passe o milho em uma peneira fina e esprema bem desprezando o bagaço. Em umapanela coloque o sumo do milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela, acrescente o açúcar, o sal e a margarina light.Mexa por mais alguns minutos até obter um creme consistente e brilhoso. Coloque numa travessa ou em forma de sua preferência. Polvilhe com canela em pó. Sirva frio.


Arroz doce light

Ingredientes:
4 xícaras de chá de arroz cozido e sem tempero
3 xícaras de chá de leite desnatado (sugestão: versão  enriquecida com cálcio)
1 xícara de chá de leite de coco light
1  xícara de chá de leite condensado desnatado
2 paus de canela
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo: Numa panela, coloque o arroz cozido, o leite desnatadoe o leite de coco light e deixe apurar no fogo médio por cerca de 15 minutos. Acrescente o leite condensado, a canela e misture devagar por aproximadamente 15 minutos (ou até que comece a ficar cremoso). Despeje em uma travessa ou em taças e polvilhe a canela. Sirva gelado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário