one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dudu comendo alface

Imagem:

Compartilhar:

Em busca de alimentação nutritiva, mães se dedicam a cozinhar

Criado em 23/08/13 10h01 e atualizado em 23/08/13 10h53
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Olivia comendo morango
Com 1 ano, Olivia come todas as opções saudáveis que sua mãe, Anna, oferece(Arquivo Pessoal/ Anna Malmskov)

 Ser mãe é... “proporcionar para o meu filho o meu melhor”. A definição da culinarista infantil Thais Ventura diz muito sobre a forma como ela cria o filho. Adepta de uma alimentação saudável, Thais se preocupa com o que Dudu come desde que ainda estava na barriga. Mas foi só quando o pequeno fez seis meses, e começou a se alimentar fora do peito, que ela começou a pesquisar e mudar completamente a alimentação em casa. Os cuidados instintivos de até então, foram substituídos por pesquisas, conversas com nutricionistas e uma adaptação decisiva na rotina alimentar.

Leia mais:

Amamentação contribui para inteligência da criança, diz estudo
 

O que é maternagem?

Assim como Thais, muitas mães têm feito da comida de cada dia a prioridade no cuidado com os pequenos. Cada vez mais antenadas nas tabelas nutricionais dos produtos e diante de dados alarmantes sobre a obesidade infantil, elas se dedicam a oferecer um estilo de vida mais saudável para seus filhos. Na maioria das vezes, os cuidados vêm antes do nascimento, como no caso de Anna Malmskov. “Nesta etapa comecei a cortar alimentos com muito conservante e a dar preferência aos orgânicos”, explicou a empreendedora, mãe de Olivia, de 1 ano. A estratégia é, inclusive, recomendada pelo Programa Mundial de Alimentos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para lidar com problemas de fome e desnutrição, a instituição defende que, ao fornecer o tipo certo de alimentos para as mulheres durante a gravidez ou a amamentação, são passados os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.

Segundo especialistas em alimentação infantil, a principal regra para criar crianças com hábitos de saúde é dar o exemplo. “Os pais que obrigam e fazem diferente não conseguem a adesão do filho”, alerta a nutricionista Erika Berbert. Outra recomendação é introduzir os alimentos certos desde cedo e postergar a apresentação aos “vilões” o máximo possível. Com 2 anos e 4 meses, o filho de Thais experimentou, há duas semanas, seu primeiro brigadeiro e nunca tomou refrigerante. “Criança é complicado. Daqui a pouco começa a entender melhor as coisas e fica mais difícil de controlar. Mas enquanto eu conseguir, eu vou levando”, atesta.

Porém, oferecer sempre o alimento mais fresco, orgânico e natural possível é um desafio. A falta de opções, por exemplo, levou Anna a congelar comidas feitas por ela para levar em uma viagem de cinco dias a Foz do Iguaçu. “Aqui no Brasil não tem opção saudável. Se você quer oferecer algo melhor para o seu filho, tem que pôr a mão na massa”. Ao que Thais completa: “A maioria de tudo o que o Dudu consome eu procuro eu mesma fazer em casa, do iogurte ao pão”. A culinarista admite, ainda, que pode passar a madrugada fazendo pão de queijo para congelar e oferecer ao longo da semana para o filho. “A rotina é pesada. Mas criar filho não é fácil. Eu abro mão de qualquer coisa para fazer a comida para ele com prazer”.

Dudu comendo alface
A comida preferida de Dudu, filho da culinarista Thais Ventura, é brócolis(Arquivo Pessoal/ Thais Ventura)

O empenho dessas mães que assumem a cozinha para preparar opções saudáveis é “muito positivo”, atesta Erika. “Além de elas poderem dar informações sobre os alimentos enquanto cozinham, a criança fica motivada a comer quando vê o processo. Fora que cozinhar desperta criatividade e interesse”, pontua. Os resultados dessa estratégia, garante a nutricionista, são para toda a vida. “Quando adolescente, o filho pode até ter uma fase fast-food, mas no dia-a-dia vai comer aquilo a que foi habituado”, assegura.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário