one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças na cozinha

Imagem:

Compartilhar:

Crianças de avental: adote essa ideia!

Criado em 29/11/13 09h09 e atualizado em 29/11/13 10h13
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Crianças na cozinha 2
Criança abrindo a massa para preparar uma pizza  (WellspringCS/ Creative Commons)

Pode parecer inusitado, mas estimular crianças a irem para a cozinha é positivo em diversos pontos. Além de estimular uma alimentação mais saudável, aguça os sentidos e o imaginário do pequeno cozinheiro. “Crianças que cozinham têm uma relação direta com alimentação saudável. Porque por meio do tato, do olfato e do paladar elas aumentam a intimidade com o alimento e a vontade de consumi-lo”, defende a nutricionista Erika Porto.

Por menor que seja a criança, sempre há espaço para ela na cozinha, defende Alessandra Brant, idealizadora do Arca do Sabor, um projeto que ensina culinária a pequenos, em Brasília. Suas turmas têm idade mínima de 4 anos, mas ela afirma que menores também podem se aventurar neste universo. “Uma vez peguei uma criança de 2 anos que estava acostumada a cozinhar com o pai e conseguia até quebrar ovo”, relembra.

Leia também:

Em busca de alimentação nutritiva, mães se dedicam a cozinhar

Maus hábitos alimentares estão diretamente ligados à obesidade infantil

Para cada fase – e dependendo da intimidade de um menor com os apetrechos culinários – é possível estabelecer limites até onde ele pode chegar. Os menores adoram sovar a massa e misturar ingredientes. A partir dos 4 anos eles têm mais habilidade para descascar um alimento e inserir ingredientes na tigela, por exemplo. As facas, apesar de serem consideradas as maiores vilãs da cozinha, podem ser usadas com parcimônia. “Entrego a faca para a criança, acho importante ela aprender a manuseá-la. Mas a gente vai adequando os tipos de faca à medida que ela vai testando sua autonomia”, explica Alessandra.

O que muitos pais perceberam ao incluir seus filhos na preparação de receitas, foi comprovado em uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá. O estudo envolveu alunos da quinta série de 151 escolas e verificou que aqueles que ajudavam na cozinha eram mais propensos a optar por frutas e vegetais em vez de comidas menos saudáveis. “Crianças que gostam de frutas e vegetais tendem a comê-los mais frequentemente e a ter melhor alimentação”, concluiu a autora do estudo, Yen Li Chu.

Crianças cozinhando 1
A intimidade com o alimento aumenta a vontade de consumi-lo, afirma nutricionista  (dominique . B/ Creative Commons)

Como começar

Para incentivar o gosto pela cozinha nos pequenos é importante que seja feita uma inserção natural deles no ambiente. “Cozinhar é uma vivência, faz parte do nosso cotidiano. E as crianças devem fazer parte desse processo”, defende Alessandra. Receitas simples são sempre a melhor escolha quando se tem o auxílio do filho na preparação. “Quando a criança é envolvida no processo, ela se sente útil, produtiva e valorizada. Com isso, tem cada vez mais vontade de ir além”, opina Erika.

A nutricionista alerta, porém, para o cuidado dos pais na hora de escolher a receita. “É importante que sejam receitas mais saudáveis, se não o tiro pode sair pela culatra”, diz, citando a moda entre as crianças de preparar cupcakes.

Um bom exemplo é o Pirulito de Peixe, desenvolvido por Alessandra Brant e ensinado em uma oficina da Arca do Sabor. Confira a receita:

Pirulito de Peixe

Ingredientes:
- 500g de filé de tilápia
- 300g de farinha de rosca
- 100g de queijo ralado
- azeite extra-virgem
- 1 ovo
- salsinha
- sal
- pimenta

Preparo:

Corte o filé de tilápia em quadrados grandes – cada filé deverá ser cortado em 6 partes. Tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite. Misture a farinha de rosca com o queijo ralado e com a salsinha. Bata o ovo, espete cada 2 quadrados no palito e mergulhe no ovo batido. Passe o pirulito na mistura de farinha e coloque para assar em forma untada com azeite.

Serviço:

Arca do Sabor - As oficinas são realizadas aos sábados, das 15h às 17h, na Asa Sul. O cardápio é pré-definido e os interessados devem fazer um pré-agendamento no blog. Tefefone: (61) 4141 - 4759

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário