one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional da Doação de Livros

Imagem:

Compartilhar:

Além de estimular a leitura, doação é ato de solidariedade

Criado em 14/02/14 09h18 e atualizado em 14/02/14 09h44
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Livros infantis
Dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional da Doação de Livros (Prefeitura de Olinda/ Creative Commons)

Uma mobilização mundial, que incentiva o hábito da leitura e questiona o consumismo. Este é o objetivo do Dia Internacional de Doação de Livros, comemorado em 14 de fevereiro. A data foi sugerida por um americano de 6 anos, em 2011, quando estimulou familiares e amigos a trocarem livros entre si. A iniciativa inspirou sua mãe a organizar a comemoração internacionalmente, conseguindo, a cada ano, envolver mais pessoas e países.

A ideia da mobilização é doar um ou vários livros. As sugestões são:

1. Dar um livro a um amigo ou parente;

2. Deixar um livro em uma sala de espera (pode ser de posto de saúde, hospital público ou, até mesmo, em uma parada de ônibus);

3. Doar um ou muitos livros para entidades beneficentes, bibliotecas ou abrigos.

No Brasil, a ação está sendo coordenada e divulgada pelo blog Kids Indoors, de Gisele Barcellos. A autora é mãe de duas crianças que amam livros. Empenhada na importância de espalhar o hábito da leitura entre seus seguidores, Gisele acompanha as ações do dia 14 de fevereiro desde o ano passado.

Confira a entrevista abaixo: 

Como surgiu o convite para ser um dos blogs da América Latina incumbidos de espalhar a ideia?

Eu acompanho vários blogs de literatura espalhados pelo mundo e, no ano passado, troquei alguns e-mails com um blog chamado Playing by the book. A autora, Zoe, é mãe de duas meninas que adoram ler e acabamos trocando vários livros. Ela é amiga de Amy, mãe de Jack Broadmoore, o menino de 6 anos que teve a ideia de espalhar livros por aí. Quando Zoe contou a Amy que acompanhava um blog brasileiro criativo onde as crianças também eram loucas por livros, ela me escreveu me convidando a participar do Book Giving Day e a divulgar a data por aqui. Aceitei na hora! Amo a ideia de dividir e espalhar livros pela cidade, fazendo com que mais gente tenha acesso aos livros.

Você tem alguma dica de como realmente envolver a criança na doação? De fazer com que o gesto não seja "uma imposição" dos pais e sim espontâneo?

Eu acho que envolver as crianças é muito fácil. Elas adoram participar de tudo! Basta dizer que é uma grande brincadeira, porque é! Peça pra elas escolherem livros que já não lêem (ler as  imagens ou texto), escrevam num papel uma mensagem bonita, dizendo que o livro é um presente pra quem encontrá-lo, que ele não foi perdido. Se a criança não souber escrever, pode fazer um desenho também.

Blog Kids Indoors - Doação de livros
Filhos de Gisele Barcellos, do Kids Indoors, fazem desenho em livros que serão doados (Blog Kids Indoors)

Depois é só escondê-lo. Pode ser em uma parada de ônibus, um brinquedo da pracinha, uma árvore ou mesa de shopping. Fale pra criança imaginar a alegria que outra criança vai ter ao encontrar aquele tesouro inesperadamente.  Acho que a criança é participativa por natureza. Basta convidá-la.

Qual a importância desta mobilização?

O Brasil carece ainda de leitores. Acho que os livros ainda são caros e uma grande parcela da população não tem como comprar livros. E muitos não têm nem interesse em ler. Deste jeito, largando livros pela cidade, estamos espalhando sementes: quem sabe um destes livros não encante tanto uma pessoa, que ela vire uma leitora voraz? Acho que ações deste tipo fazem com que as pessoas sejam mais solidárias também: dividindo com o próximo o livro querido que estava parado na sua estante. Espero que muitas crianças encontrem livros novos hoje!  

O que o livro representa para você?

O livro é um excelente companheiro, é a possibilidade de sonhar, viajar, ir além do horizonte, sem sair do lugar. Porque posso mergulhar, me emocionar, preencher meu coração e minha alma com palavras e as mais lindas imagens. Ler me faz perder a noção do tempo, me permite estar em dois lugares ao mesmo tempo, dentro e fora de mim. Ler me dá uma liberdade sem igual, onde posso ser inteiramente livre pra escolher onde, quando, como e com que personagem quero estar. Ler é infinito! E é isso que eu espero que as crianças encontrem hoje.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário