one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático sugere cinco ações para diminuir casos de afogamento em piscinas

Imagem:

Compartilhar:

Campanha busca minimizar morte de crianças por afogamento

Criado em 17/02/14 11h40 e atualizado em 17/02/14 12h32
Por Portal EBC

Piscina protegida
Cercar a pisicina é uma das ações propostas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Foto: Sobrasa)

Em 2014, 6,5 mil brasileiros morrerão afogados. O afogamento será a 2ª causa de óbito entre 1 e 9 anos, a 3ª causa de 10 a 19 anos e a 4ª na faixa de 20 a 29 anos. As piscinas serão responsáveis por metade de todas as mortes causadas por afogamento em crianças de 1 a 9 anos. Os dados são alarmantes e deveriam bastar para deixar pais, responsáveis e autoridades em alerta constante. Visando contrariar a previsão e fornecer mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) está divulgando a campanha Piscina + Segura.

A iniciativa consiste em cinco atitudes:

Atenção: Esteja 100% atento ao seu filho e à distância de um braço, mesmo na presença de um guarda-vidas;

Guarda-vidas: Deve haver um guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina, devidamente equipado com seu flutuador de resgate; (Não se aplica a piscinas residenciais)

Urgência: Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e à disposição na área da piscina;

Acesso restrito: Use grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto;

Sucção: A sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitada com uso de ralos anti-aprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

A campanha tem diversos parceiros e apoiadores que pregam que informações relevantes devem ser disseminadas a toda população. Só assim será possível minimizar os dados estatísticos e salvar muitas vidas.

Ouça também: Afogamento é terceira causa de morte de jovens e crianças

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário