one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Recém-nascido

Imagem:

Compartilhar:

Violência obstétrica: o que é e como reagir?

Criado em 07/04/14 09h34 e atualizado em 08/04/14 13h44
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

A violência obstétrica pode ser caracterizada por diversas medidas durante o pré-natal, parto e pós-parto. Muitas delas, passam despercebidas pelas gestantes, que não enxergam a verdadeira privação a que estão sendo submetidas. Desde a peregrinação por hospitais, ao impedimento de um acompanhante e intervenções desnecessárias, há uma violação à autonomia da mulher.

Para discutir o tema, o Portal EBC organizou um bate-papo virtual com a presença de especialistas e uma mãe que passou por duas cesáreas antes de conseguir ter o tão esperado parto normal. Assista o debate abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os debatedores abordaram o caso de Adelir, grávida que foi obrigada pela justiça a fazer uma cesariana, no Rio Grande do Sul. Para a mãe Ana Esperança, a situação foi lamentável:“A decisão judicial privilegiou uns direitos em detrimento de outros". Já Daphne Rattner, médica e integrante da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna) acredita que o choque sobre o caso, considerado por ela como violência inaceitável, pode ajudar os profissionais a refletirem e mudarem esse cenário. “Nenhuma mulher merece viver violência em nenhum momento, muito menos quando ela está fazendo algo tão sublime quanto trazer mais um brasileirinho para nosso país”, defende.

Para o médico Olímpio Moraes, um grande ponto a ser discutido é o modelo de assistência obstétrica no país. “A mulher brasileira não tem direito a escolher a via de parto.  Se ela for ao SUS, ela é obrigada a parir normal, mesmo que ela peça cesárea. E se ela tem um convênio, ela termina sendo levada a uma cesárea”, define. Segundo ele, nos países desenvolvidos, a gestante faz acompanhamento pré-natal em uma clínica especializada e, no momento de parir, será recebida por uma equipe plantonista no hospital. “Não existe essa de 'meu obstetra'”, pontua.

Na luta contra a violência obstétrica, que vem ganhando cada vez mais visibilidade no país, Daphne explica que as mulheres devem passar por três etapas: 1) reconhecerem que existe a violência obstétrica; 2) possam dizer que aquilo que viveram foi violência; 3)  digam “não quero isso nunca mais para mim”. O processo garante o empoderamento da mulher sobre seu corpo e seu momento e garante, cada vez mais, sua possibilidade de escolha.

Leia mais:

Defensoria Pública alerta sobre indícios da violência obstétrica

Violência obstétrica é realidade em maternidades brasileiras

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário