one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê dormindo

Imagem:

Compartilhar:

Bons hábitos na hora de ir para a cama melhoram sono do bebê

Criado em 14/05/14 06h52 e atualizado em 22/05/14 11h35
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Bebê dormindo
Estabelecer uma rotina é fundamental para qualidade do sono do bebê (rahego/ Creative Commons)

Um dia a dia ordenado e estável, em que o seu bebê consegue prever o que acontecerá em seguida, traz uma sensação de segurança importante. Por isso, a hora do sono deve seguir uma rotina fixa, um ritual a ser repetido todos os dias, na mesma hora. Esses bons hábitos de sono precisam ser estimulados desde cedo, logo nos primeiros meses. Isso porque, quanto mais tarde, mais difícil será impor uma rotina ao seu pequeno.

Confira, a seguir, algumas dicas e conselhos para um sono tranquilo:

1) Atrasar a hora de colocar seu bebê para dormir para fazê-lo acordar mais tarde não funciona. A criança se baseia em seu relógio biológico e, quando a hora de dormir é ultrapassada, pode ficar até mais desperta e irritada!

2) Tente eliminar todas as fontes de luz que possam atrapalhar o sono de seu filho, mas não deixe a criança na escuridão total, pois ela pode ficar assustada. O ideal é usar uma luz noturna ou até deixar a luz do corredor entrar pela fresta da porta.

3) Se seu bebê mama no peito, faça da última mamada o início da rotina de dormir – ao invés de pegar no sono nos seus braços, seu filho vai para o berço depois de ouvir uma história ou após trocar a fralda.

4) Quando a hora de dormir estiver próxima, deixe a casa mais tranquila: diminua os ruídos da televisão e evite brincadeiras que estimulem o bebê.

5) Ler um livro com seu filho e fazer  massagem nele antes de dormir são boas atividades para acalmá-lo e prepará-lo para a hora do sono.

Leia mais: Quantas horas por dia um bebê dorme?

Qualquer mudança no cotidiano do bebê pode deixá-lo inseguro – o que consequentemente influi na hora do sono. Se seu filho, que antes dormia bem, começar a apresentar dificuldades para dormir, pare para pensar o que pode estar causando esse comportamento. Situações novas tendem a deixar a criança insegura e prejudicar o sono.

Confira mais sobre o tema no folheto O Sono do Bebê, produzido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário