one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças praticam esporte

Imagem:

Compartilhar:

Excesso de controle dos pais leva criança a vivenciar tédio

Criado em 22/05/14 10h13 e atualizado em 22/05/14 10h22
Por Agência USP de Notícias

Crianças praticam esporte
Excesso de controle contribui para a falta de autonomia e espontaneidade de crianças (Marcos Santos/USP Imagens)

A superproteção e o excesso de controle pelos adultos aparecem como principais causas da vivência do tédio e apatia na infância. Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Psicologia (IP) da USP mostra que a presença constante de adultos controlando as ações das crianças contribuem para a falta de autonomia e espontaneidade delas.

O projeto buscou entender quais seriam as possíveis correlações entre o consumo e a vivência do tédio infantil. Para tanto, verificou-se de que maneira se compõe a rotina extraescolar de crianças, apurando o que ela faz fora da escola, o tempo que brinca livremente, o tipo de acesso a eletrônicos e a frequência com que faz atividades extracurriculares.

Para a psicóloga e professora Clarice Krohling Kunsch, autora do estudo, os diagnósticos de depressão, ansiedade e déficit de atenção das crianças muitas vezes são exagerados. Nesse quadro, o estudo caminhou no sentido de contribuir para a melhoria dessas verificações. “Como professora, sempre me intrigou a apatia de alguns alunos. Muitos deles chegavam na escola com diagnósticos de depressão, porém eles estavam simplesmente entediados”.

Ao todo, 30 crianças com idade entre 5 e 7 anos foram submetidas a uma sequência de entrevistas. Paralelamente, essas mesmas crianças foram observadas em diversos momentos da rotina escolar e seus pais e professores também foram entrevistados. “Os dados de todos os participantes foram analisados e a partir dai levantamos gráficos”, conta a pesquisadora. Com o intuito de aprofundar o tema da vivência do tédio, a pesquisadora realizou uma interpretação mais detalhada dos dados de entrevistas e observações de oito crianças, sendo escolhidas quatro com sinais de vivência de tédio e outras quatro sem sinais de vivência de tédio.

A psicóloga destaca três grandes aspectos comuns nas rotinas de todas as oito crianças. São eles: prática de atividades extracurriculares, presença constante de um adulto (mãe, pai ou babá) no período em que não estão na escola e acesso a equipamentos eletrônicos, como televisão, videogame, iPad e computador.

Em relação ao primeiro item, no grupo das crianças com sinais de vivência de tédio, verificou-se que não há necessariamente interesse da criança pela atividade que pratica. No outro grupo, a experiência extraescolar estava ligada a um interesse próprio e sem grandes expectativas de resultados por parte dos pais. “Parte-se da ideia que é melhor a criança estar em um lugar seguro e protegido do que sem fazer nada. Então, entra a grande expectativa de antecipar conteúdos e tentar o quanto antes criar os gênios ou os grandes profissionais do futuro. Porém, para uma criança é mais saudável ter experiências múltiplas, como praticar diversos esportes ao invés de apenas um, por exemplo”.

No segundo ponto da pesquisa, Clarice ressalta que, por estar a maior parte do tempo institucionalizada (escola ou cursos), com um adulto ensinando a fazer algo, a criança acaba por esperar que alguém sempre lhe diga o que deve fazer. “Nesse cenário, falta-lhe iniciativa. Os adultos estão cada vez mais controladores e superprotetores. Nesse aspecto vemos claramente o tédio, pois quando pode ser livre ou escolher livremente, faltam à criança a capacidade e a vontade de agir espontaneamente”.

A pesquisadora desmistifica a ideia de que os equipamentos eletrônicos são apenas vilões no desenvolvimento infantil. Ela afirma que esses produtos fazem parte da rotina da grande maioria das crianças atualmente e seria desnecessário negar a sua existência. “O importante é saber administrar o uso, orientando-as para o uso saudável e adequado. O alerta fica para a soma de horas, para que não permaneçam apenas assistindo televisão ou jogando videogame”.

Controle de ações

A psicóloga aponta algumas mudanças de ponto de vista que a pesquisa pode trazer. “A princípio, acreditava que a vivência do tédio em crianças poderia estar diretamente relacionada ao consumo excessivo de bens, porém pude perceber que é possível se relacionar de maneira saudável e adequada com aquilo que se tem”. Ela afirma que o que realmente pode ser prejudicial para uma criança é ter sempre alguém controlando suas ações. “Superproteções excessivas tiram da criança as possibilidades de explorar novos caminhos e se motivar para tal”, afirma.

Clarice ressalta ainda que estamos diante de um fenômeno ainda pouco explorado entre os estudiosos da infância e que pode estar se tornando cada vez mais comum entre as crianças da geração atual. “Faz-se necessário alertar pais e profissionais sobre as possíveis causas e implicações do tédio infantil e orientá-los na formação de crianças mais felizes, criativas e espontâneas”, recomenda.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário