one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A biomédica Juliana de Paiva segura o filho Lorenzo, 2 meses, que recebe a primeira dose da vacina contra a poliomielite

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a importância da suplementação da vitamina A

Criado em 22/07/14 06h06 e atualizado em 22/07/14 09h41
Por Blog da Saúde

Bebê comendo papinha
Vitamina pode ser encontrada em legumes amarelos, fígado bovino, leite, verduras e frutas (Sanutri/ Creative Commons)

A vitamina A tem diferentes funções no organismo humano, atuando, por exemplo, na visão e na produção de tecidos. Mas o corpo não produz essa vitamina, que pode ser encontradas em alimentos como, fígado bovino, leite, verduras, frutas e legumes amarelos. Por isso, o Ministério da Saúde oferece suplementação de vitamina A para crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos, conforme explica a nutricionista da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante.

"A suplementação é iniciada aos seis meses de idade e, a cada seis meses, ela volta à unidade básica de saúde para tomar outra cápsula de vitamina A. Então, de seis em seis meses, ela está protegida e com aporte adequado de vitamina A. Dos seis meses aos 59 meses, ela tomaria aí nove cápsulas de vitamina A porque a cada seis meses ela deve retornar à unidade básica de saúde", explica a nutricionista.

Leia também:

Prefeitura de São Paulo aumenta exigência para distribuição de Ritalina

Gripes e resfriados aumentam no inverno. Como cuidar?

Ainda de acordo com ela, a deficiência de vitamina A provoca sérios problemas à saúde da criança. "Podem desenvolver sinais clínicos de deficiência ocular, pessoas que têm uma deficiência instalada. Pode ocorrer, por exemplo, ressecamento da pele conjuntiva e da córnea ocular. Crianças suplementadas com vitamina A têm melhor resposta a doenças e, por isso, também tem dados que mostram que crianças que recebem suplementação de vitamina A têm menor risco de mortalidade, principalmente a mortalidade causada pela diarreia", afirma Cavalcante.

A servidora pública Simone Costa conta que o filho recebeu a vitamina A durante uma consulta de rotina. "A profissional de saúde me perguntou se eu gostaria que ele recebesse a vitamina A, eu aceitei e ele tomou a vitamina na unidade mesmo e ele tomou sem problema e não teve intercorrência alguma posterior", conta a servidora.

Em 2013, mais de três milhões e setecentas mil crianças foram suplementadas com vitamina A em mais de 2.500 municípios.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário