one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Amamentação

Imagem:

Compartilhar:

Desmame: qual o momento certo?

Criado em 25/07/14 08h02 e atualizado em 29/07/15 08h25
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

A partir dos 6 meses, quando a amamentação deixa de ser exclusiva e outros alimentos passam a fazer parte da dieta da criança, as mamadas se tornam cada vez menos frequentes. O processo gradual de deixar o peito pode ser difícil para a criança e para a mãe. Por isso, deve ser feito com calma e aos poucos. Para auxiliar as famílias que estejam vivendo essa situação, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal preaparou um guia, com dicas e esclarecimentos sobre essa fase. Confira: 

Dicas para um desmame mais tranquilo

1) Não recuse dar o peito, mas também não o ofereça. Essa técnica permite reduzir o número de mamadas, embora nem sempre seja suficiente.

2) Diminua a duração de cada mamada. Depois de uma mamada mais curta, dê ao seu filho um brinquedo para que ele se distraia ou leve-o para um passeio.

3) As mamadas mais importantes, como a de antes de dormir (para muitos bebês), são as últimas a serem deixadas, pois marcam um encontro certo entre vocês.

4) Com a introdução de outros alimentos, a criança espaça as mamadas até que não precise mais delas. Verifique sempre se a solicitação do peito não é só um pedido de atenção, de companhia. Peça a ajuda do pai, da avó, da tia...

5) Se o seu bebê tem um cantinho preferido para ser amamentado, passe a evitá-lo.

6) Converse com  seu filho e diga claramente a ele que você não vai mais dar o peito, se for esse o caso, ou que está na hora de outros alimentos. E isso não significa que você vai deixar de amá-lo ou de lhe dar atenção. 

Leia também:

Fórmulas infantis não devem substituir amamentação

Amamentação contribui para inteligência da criança, diz estudo

O período de se despedir do peito da mãe

Bebê - Para os bebês que foram amamentados desde o nascimento, o peito da mãe representa sua fonte de alimento, de carinho, de atenção exclusiva. Separar-se do peito é uma experiência de perda para a criança. Por isso, não se assuste se o seu filho ficar mais grudado em você, mais manhoso e chorão. Ele só está passando por uma fase de mudança, como tantas outras que virão pela frente e essa etapa será melhor vivenciada quanto mais respeitoso e oportuno for o processo de desmame.

Mãe - Para você, o desmame também pode ser uma fase em que tenha a sensação de perda, afinal, é um período de muitas mudanças tanto na vida do bebê quanto na sua. O desmame dá início ao processo de independência que, a partir de agora, será cada vez mais intenso. Mesmo sendo difícil para ambos, é importante ter consciência de que esse processo é benéfico ao desenvolvimento do seu filho.

Distraia o bebê

Bebês são ativos, estão sempre ocupados. Aproveite essa característica de seu filho e estimule-o com alguma coisa na hora em que ele pedir para mamar. Especialmente nas principais mamadas: ao acordar, antes de ir dormir e à tarde. A dica é mudar um pouco a rotina, para que a criança não perceba que tem algo faltando ali. Um passeio pela rua, uma visita da vovó...

* Para mais informações, acesse o folheto Desmame

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário