Digite sua busca e aperte enter


Dia dos avós é comemorado em 26 de julho

Imagem:

Compartilhar:

Dia dos avós: saiba a origem da data e confira homenagem de crianças

Criado em 25/07/14 06h10 e atualizado em 26/07/14 11h55
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

É comum escutar de avós que netos são melhores que filhos. É habitual ver netos contando segredos para seus avós e fazendo-os de cúmplices em alguma traquinagem. E para celebrar a intensidade do sentimento que permeia esse parentesco, o dia 26 de julho foi instituído como Dia dos Avós.

O Portal EBC esteve em uma escola, em Brasília, para saber das crianças o que mais gostam nos seus avós e qual declaração gostariam de oferecer-lhes nesta data tão especial. O resultado, você confere no vídeo abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Se para as crianças os avós são reflexo do "pode tudo", para estes, os netos são um presente, ou uma herança que se ganha mesmo sem merecer, como descreve Rachel de Queiroz em seu texto "A arte de ser avó". 

Origem da data

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu a luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário

Publicidade