one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grávida

Imagem:

Compartilhar:

Mioma uterino: tumor surge principalmente na fase reprodutiva

Criado em 24/07/14 08h27 e atualizado em 24/07/14 08h57
Por Rádio Nacional da Amazônia

Grávida
Médico explica o que leva a mulher a desenvolver a miomatose durante a gravidez (Kit4na/ Creative Commons)

O programa Amazônia Brasileira recebeu, nessa quarta-feira (23), a pedido de uma ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia, o médico ginecologista Nilo Bozzini, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que fala sobre o leiomioma, tumor uterino conhecido popularmente por mioma ou fibroma, que pode ser desenvolvido na mulher durante a gravidez.

O problema surge principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. É também nessa fase que os sintomas se manifestam, embora alguns casos se apresentem absolutamente assintomáticos.

Nilo Bozzini explica o que leva a mulher a desenvolver a miomatose durante a gravidez e o que ela deve fazer para identificar o problema, ainda no início da gestação. Ele revela os principais sintomas do tumor, em sua grande maioria benigno, e explica que os tratamentos são diferentes de acordo com o tipo e a evolução do mioma.

O médico ginecologista fala, ainda, quais os tipos mais comuns de fibromas e as consequências que estes podem trazer à gestante e ao bebê.

Além disso, Bozzini trata da questão da histerectomia, que é a técnica de retirada do útero, muito temida por mulheres diagnosticadas com o tumor. Para ele, a técnica apesar de extrema não gera nenhuma alteração na vida da mulher, não tendo, inclusive, influência em sua vida sexual.

Ele fala, também, sobre os estudos científicos que revelam que as causas do surgimento de miomas em mulheres são multifatoriais, não existindo objetivamente uma forma de prevenção para que elas não desenvolvam o problema. Ele ressalta, no entanto, a importância do acompanhamento da saúde da mulher.

Ouça a entrevista completa com o Dr Nilo Bozzini:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A apresentação é de Beth Begonha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário