one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê chorando

Imagem:

Compartilhar:

Como lidar com o choro e o sono do bebê nos primeiros meses?

Criado em 21/08/14 12h08 e atualizado em 21/08/14 12h59
Por Compreendendo a Infância - IP - Usp

Bebê chorando
Acalentar o bebê é melhor forma de lidar com seu choro (Tatiana Vdb/ Creative Commons)

O choro é a maneira de o bebê demonstrar seus sentimentos para você. Às vezes ele quer comida (ou precisa sugar para se sentir confortável), algumas vezes quer que você o segure e converse com ele – mas, geralmente, está atrapalhado consigo mesmo e com o mundo. Pode existir um padrão para o seu choro (muitas vezes no início da noite, por exemplo), mas nem sempre esse é o caso. O bebê é pequeno demais para conseguir se virar, ou para conseguir contar ao mundo o que o está importunando. Portanto, o melhor a fazer é oferecer-lhe uma companhia consoladora.

Assista: De onde vem o choro?

Tente não perder o rumo seguindo todos os tipos de conselho. Infelizmente, não existem respostas fáceis. Só você desenvolve intimidade suficiente com a criança para poder começar a entender quem ela é, para definir que tipo de ação pode ajudar e como incluir sua família nesse processo. Tentar enxergar o mundo pela perspectiva de seu bebê é um bom início. Lembre-se: nenhum bebê é igual ao outro.

- Alguns bebês gostam de ficar quietos, em silêncio, e assustam-se facilmente, tornando-se irritadiços se houver muito movimento ao seu redor; outros se sentem melhor com a vidapresente ao seu redor.

- O tocar e o sugar produzem maravilhas para alguns bebês; outros não sentem prazer no toque.

- Com alguns bebês o ninar e colocar no berço é uma tarefa simples; já para outros, é o fim do mundo.

Se o seu bebê chora excessivamente e você nunca consegue acalmá-lo, consulte o seu médico ou um agente de saúde para ter certeza de que nada esteja errado, do ponto de vista físico. 

Se esses profissionais confirmarem que está tudo bem, tente não achar que seu bebê chora “por nada”, ou que é um bebê “malcriado”, ou que você nunca será uma boa mãe. É um problema exaustivo, porém comum, que no correr do tempo desaparecerá. Não fique constrangida pelo choro de seu bebê e não deixe que isso a torne uma pessoa reclusa.

Dormir a noite toda

Os bebês no início não conhecem a diferença entre o dia e a noite. Nos primeiros três ou quatro meses de existência, o seu sistema digestivo não suporta ficar seis horas à noite sem alimentação. E isto vale mais ainda para os bebês que se alimentam de leite materno.

A maioria dos bebês antes dos seis meses acorda regularmente durante aquele período considerado pelos adultos como hora de dormir, e muitos pais têm suas noites interrompidas por períodos ainda mais longos.

Mas os bebês não acordam apenas porque estão famintos. Eles estão no início da vida e encontram-se em um estado extremamente dependente daqueles que cuidam deles. Na medida em que crescem, aprendem, por experiência própria, que você estará lá no momento em que precisarem. Passando essa confiança para eles, você os ajuda a começar a adaptação, ou a entreterem-se sozinhos por algum tempo em que permanecem acordados.

Leia também: 

Bons hábitos na hora de ir para a cama melhoram sono do bebê

Quantas horas por dia um bebê dorme?

Confira algumas dicas para ajudar seu bebê a dormir:

- Tente tornar a rotina de dormir uma ação plena de paz e respeito por toda a família.

- Dê algum tempo para o seu bebê se acomodar sozinho mesmo se estiver resmungando, mas não deixe o bebê angustiado chorando se ele não conseguir descansar, ou se estava dormindo e acordou novamente.

- À noite, converse com o bebê calmamente, tentando manter um  clima tranquilo, induzindo ao sono, para que ele entenda que esse período é diferente do dia.

* Para mais informações, consulte o folheto completo do Compreendendo a Infância: Choro e Sono

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário