one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Matemática

Imagem:

Compartilhar:

Ensino da matemática deve ser estimulado na primeira infância

Criado em 29/08/14 10h58 e atualizado em 29/08/14 11h06
Por Portal EBC*

Matemática
Contato com números deve fazer parte da rotina da criança (TV Brasil)

As dificuldades em matemática são relativamente comuns nas crianças em idade escolar. Quase uma criança em dez receberá um diagnóstico de distúrbio de aprendizado relativo à matemática ao longo de sua escolaridade. Uma forma de tentar evitar um atraso da criança em relação à disciplina, é estimular, desde cedo, seu contato com números e operações.

O aprendizado precoce da matemática pode e deve fazer parte integrante das atividades diárias das crianças. O estímulo às habilidades numéricas na primeira infância ajuda na aquisição de conhecimentos em matemática na escola. A partir dos seis meses, por exemplo, os bebês já são capazes de perceber a diferença entre pequenos conjuntos de elementos com quantidades diferentes. Aos três anos, compreendem o processo de adição e de subtração.

Para expor as crianças pequenas ao ensino da matemática e estimular o desenvolvimento das habilidades numéricas de seus filhos, confira algumas dicas:

-  As experiências de aprendizado devem ser prazerosas e apropriadas ao desenvolvimento, para que as crianças continuem praticando essas atividades e não fiquem desestimuladas;

- Invista em jogos de tabuleiro e outras atividades envolvendo experiências com números;

- Materiais como cubos, quebra-cabeças e formas também são estímulos válidos;

- Pais e professores devem oferecer momentos educativos espontâneos, onde incentivam a criança a pensar em números e falar deles;

- Números podem ser introduzidos em várias áreas, incluindo as brincadeiras (jogos de dados), a arte (desenhar certa quantidade de estrelinhas) e a música (manter um ritmo de duas ou três batidas).

* Com informações da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário