one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aborto

Imagem:

Compartilhar:

Aborto: propostas na Câmara Federal tornam mais rígida a legislação

Criado em 24/09/14 11h14 e atualizado em 25/09/14 06h22
Por Bruna Ramos* Fonte:Portal EBC

Aborto
Recentemente, duas mulheres morreram no RJ após se submeterem a um aborto (Quinn Dombrowski/ Creative Commons)

Os dois casos recentes de vítimas de aborto no Rio de Janeiro reacendem a discussão sobre a prática, não legalizada no Brasil. Apenas nos casos de  risco de vida para a mulher, quando a gestação é resultante de um estupro, ou se o feto for anencefálico, o aborto não é qualificado como crime. Nos demais casos, gestante, médico ou qualquer outra pessoa que realize o procedimento de retirada do feto, pode pegar pena de 1 a 4 anos de reclusão ou detenção.

Entenda regulamentação do aborto no Brasil, tema de discussão em época eleitoral

No dia 3 de setembro, uma pesquisa do Ibope revelou que 79% da população brasileira é contra a legalização do aborto e apenas 16% é favorável. Por outro lado, dados do Centro Feminista de Estudo e Assessoria (CFemea) mostram que uma em cada sete mulheres no Brasil já se submeteu ao procedimento.

Na Câmara dos Deputados, um projeto com o intuito de legalizar o aborto, apresentado pelo atual candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, tramitou por dez anos, de 1991 a 2011. Mas foi rejeitado por duas comissões temáticas e arquivado. Atualmente, nenhuma outra proposta tramita com este objetivo. Pelo contrário, diversos textos buscam maior rigidez na legislação brasileira. 

Autor do maior número de propostas para tornar mais rígida a legislação contrária ao aborto, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já apresentou na Casa, entre outros, um projeto para aumentar a punição do médico que interromper a gravidez de uma paciente, fora das hipóteses legais (PL 1545/11), e outra proposta para punir quem induzir, instigar e auxiliar a mulher grávida a praticar aborto (PL 5069/13).

* Com informações da Agência Câmara de Notícias

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário