one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, aumentam no inverno

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Criado em 25/09/14 10h34 e atualizado em 25/09/14 11h00
Por Blog da Saúde

Criança gripada
Medidas de higiene podem reduzir risco de adquirir gripes e resfriados (CJ Sorg/ Creative Commons)

Sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e no corpo são comumente generalizados e chamados de gripe. E o que são os resfriados? As doenças respiratórias podem ser causadas por diversos tipos de vírus e apresentam características que permitem a diferenciação.

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Leia também:

Gripes e resfriados aumentam no inverno. Como cuidar?

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, como rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, é necessário adotadar algumas medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Vacina contra a gripe: A vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os integrantes do grupo prioritário. As pessoas deste grupo são mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença. Este ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Até o momento foram administradas 35.563.192 doses.

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário