one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Uso inadequado do umidificador de ar pode agravar doenças respiratórias

Imagem:

Compartilhar:

Umidificador: uso inadequado pode agravar doenças respiratórias

Criado em 17/09/14 10h09 e atualizado em 17/09/14 10h25
Por Blog da Saúde

Durante o clima seco é comum o uso de umidificadores de ar em casa e no ambiente de trabalho, porém o uso exagerado pode agravar a saúde principalmente das pessoas que têm problemas respiratórios. A estudante Cassia Dantas, que há cinco anos sofre de sinusite, problema respiratório que piora ainda mais neste período, utiliza o aparelho em casa e sabe que o uso deve ser moderado."Nessa época do ano a gente costuma ficar com a saúde até um pouco mais frágil, com uma tosse seca. Nesse tempo de muito calor e seca eu costumo utilizar o umidificador até porque eu sou alérgica, facilita bastante para mim e para meus irmãos também que são alérgicos. É um uso que não é frequente, só para aliviar mesmo, para não corremos riscos com outras questões", conta Cássia.

O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição, Iuberí Zwetsch, explica que o excesso de umidade pode estimular o crescimento de fungos, por isso é importante saber qual a umidade do ar para utilizar o umidificador da maneira adequada. "A umidificação do ar é necessária em algumas situações, até para sobrevivência. Porém, muita umidade vai fazer com que a ar fique muito denso, o que favorece o crescimento de germes. Na verdade, tem que ter um equilíbrio na quantidade certa de umidade. Então, uma coisa importante nesses ambientes, cidades, lugares mais secos, é que a pessoa saiba qual é a umidade relativa do ar naquele dia, porque têm dias que vão precisar dessa umidade, e outros não".

O médico destaca, ainda, que o umidificador não deve ficar em lugares próximos a estruturas que absorvam umidade, para não comprometer a saúde. "A gente deve evitar ao máximo possível locais que possam reter a umidade, como livros, brinquedos e cortinas. Porque essa umidade retida ali, não solta no ar como a gente quer, você pode estar usando uma coisa que vai até prejudicar depois a respiração com mofo e fungos. Então, a umidade tem que ser num ponto tal que você não concentre num ambiente que você está usando".

Além da hidratação ambiente, o otorrino alerta que as pessoas não devem esquecer de beber pelo menos dois litros de água por dia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário