one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vacinação contra o HPV começa no país

Imagem:

Compartilhar:

Vacina contra HPV é segura, reforça Ministério

Criado em 12/09/14 09h10 e atualizado em 12/09/14 09h39
Por Blog da Saúde

vacinação do HPV
Vacinação do HPV (Creative Commons)

A vacina contra o HPV é aplicada há mais de sete anos em cerca de 50 países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde já protegeu mais de quatro milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra o HPV é totalmente segura e não representa riscos para a saúde.

Leia também: 

Meninas internadas em São Paulo após vacinação contra HPV passam bem

"No mundo inteiro já foram aplicadas mais de 51 milhões de doses dessa vacina. Em nosso país, já foram mais de quatro milhões de doses. A vacina é muito segura. Quando nós fazemos uma vacina nessa quantidade recomendamos que qualquer evento adverso seja registrado e encaminhado para que a gente analise."

Sobre o caso das meninas que ficaram com dificuldade de locomoção após receberem a vacina contra o HPV, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esclarece que o episódio não tem nenhuma relação com os efeitos da dose.

"Provavelmente o que elas tiveram é o que é conhecido no mundo inteiro como uma síndrome de estresse pós-injeção, pós-vacina. O que ocorre é um quadro emocional, relacionado pelo medo de tomar injeção, a ansiedade, e isso produz, vamos dizer assim, sintomas. Principalmente numa idade adolescente, que são emocionalmente mais instáveis."

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra o HPV, disponível nos postos de saúde, seja feita em três doses, com um intervalo de seis meses entre a primeira e segunda; e a terceira dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário