one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A meta do Brasil é incluir todas as crianças de 4 e 5 anos na escola até 2016

Imagem:

Compartilhar:

Qual a hora certa de colocar a criança na escola?

Criado em 29/10/14 11h44
Por Portal EBC*

Saber o momento certo de colocar a criança na escola pode influenciar seu sucesso ao longo da vida escolar e na vida adulta. Isto é o que sugerem diversos estudos sobre prontidão escolar agrupados pela Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

Segundo os especialistas, evidências acumuladas revelaram que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização – da pré-escola à terceira série do ensino fundamental – tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, compreender como preparar melhor os pequenos para ingressar e ter sucesso no ensino fundamental tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. 

Leia também:

Associações orientam pais sobre reajuste da mensalidade escolar

Campanha gratuita incentiva a leitura para crianças

Mas como saber se a criança está pronta para trocar a rotina de casa pela escolar? O que significa estar pronto para a escola? As pesquisas indicam que uma série de fatores, e, principalmente, a conciliação de muitos deles, pode indicar que chegou a hora daquela criança. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem-alimentadas; são capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, os pais normalmente definem a prontidão em termos de habilidades escolares – tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.

* Com informações da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário