Digite sua busca e aperte enter


A meta do Brasil é incluir todas as crianças de 4 e 5 anos na escola até 2016

Imagem:

Compartilhar:

Qual a hora certa de colocar a criança na escola?

Criado em 29/10/14 11h44
Por Portal EBC*

Saber o momento certo de colocar a criança na escola pode influenciar seu sucesso ao longo da vida escolar e na vida adulta. Isto é o que sugerem diversos estudos sobre prontidão escolar agrupados pela Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

Segundo os especialistas, evidências acumuladas revelaram que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização – da pré-escola à terceira série do ensino fundamental – tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, compreender como preparar melhor os pequenos para ingressar e ter sucesso no ensino fundamental tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. 

Leia também:

Associações orientam pais sobre reajuste da mensalidade escolar

Campanha gratuita incentiva a leitura para crianças

Mas como saber se a criança está pronta para trocar a rotina de casa pela escolar? O que significa estar pronto para a escola? As pesquisas indicam que uma série de fatores, e, principalmente, a conciliação de muitos deles, pode indicar que chegou a hora daquela criança. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem-alimentadas; são capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, os pais normalmente definem a prontidão em termos de habilidades escolares – tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.

* Com informações da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário