one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pai e filha no parque

Imagem:

Compartilhar:

Senado vota obrigatoriedade da guarda compartilhada

Criado em 27/10/14 10h51 e atualizado em 28/10/14 08h22
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC*

Pai e filha no parque
Se aprovado, projeto poderá ser enviado direto à sanção presidencial (Guilherme Tichauer Vieira/Creative Commons)

O plenário do Senado debaterá nesta terça-feira (28), a proposta que regula a guarda compartilhada de filhos de casais separados. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 117/2013 já passou pelas Comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça e chega ao plenário com o texto original, aprovado na outra casa legislativa.

O PLC determina que, caso pais separados não cheguem a acordo sobre a guarda do filho, a opção de compartilhamento dessa responsabilidade será obrigatória. A regra só não será adotada quando o pai ou a mãe, mesmo apto a exercer o poder familiar, declarar ao juiz que não deseja a guarda compartilhada do filho.

Leia mais:

Pais que não entrarem em acordo podem ser obrigados a ter guarda compartilhada

Guarda compartilhada: lei completa seis anos

A tarefa de dividir entre pai e mãe separados todas as decisões que permeiam a vida do filho, e o tempo de convivência entre as duas casas, foi transformada em lei há seis anos. Antes disso, um dos cônjuges ficava com a responsabilidade de criar o filho e o outro tinha o direito, apenas, de visitar a criança. Para psicólogos, o arranjo é benéfico para as crianças, já que não são privadas do convívio de nenhum dos pais.

A proposta também fixa multa para o estabelecimento que se negar a dar informações a qualquer um dos genitores sobre os filhos, entre eles a escola. Se for aprovado sem mudanças pelo Plenário, o PLC 117/2013 poderá ser enviado direto à sanção presidencial.

* Com informações da Agência Senado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário